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Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola

Processo: 22/06692-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de julho de 2023 - 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Leticia Losano
Beneficiário:Ana Leticia Losano
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alex Henrique Alves Honorato ; Antonio Roberto Barbutti ; Camila Caldini Coutinho ; Carolina Zenero de Souza ; Joana D'Arc de Almeida ; Juliana de Oliveira Hessel Vianna ; Maria Aparecida de Jesus Salgado ; Marília Franceschinelli de Souza ; Moisés Josué Bezerra ; Paula Odani ; Rosa Guimarães ; Sandra Menezes de Carvalho Abreu ; Talita Antonia da Silva Pinto ; Vinícius da Costa Garcia
Bolsa(s) vinculada(s):23/18059-3 - Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e participação em oportunidades de formação colaborativas baseadas na interlocução universidade-escola, BP.TT
23/07527-6 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental, BP.EP
23/07532-0 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola - Estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/07537-1 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática na educação infantil, BP.EP
23/07694-0 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, BP.EP
23/07534-2 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática no ensino médio, BP.EP
23/07520-1 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática no ensino médio, BP.EP
23/07521-8 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática no ensino médio, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação matemática  Desenvolvimento profissional  Parceria colaborativa universidade-escola  Ensino público 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento profissional | ensino público | Ensino-Aprendizagem da Matemática | Lesson Study | Professor que ensina matemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto visa contribuir com o enfrentamento dos desafios vivenciados por professores que ensinam matemática nas escolas públicas paulistas no cenário atual -marcado pela volta ao ensino presencial e pela implementação de uma reforma curricular- mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola. As atividades serão desenvolvidas no contexto do Grupo de Sábado, grupo colaborativo que congrega professores da escola e acadêmicos da universidade e que participam de uma metodologia de formação/pesquisa baseada no processo internacionalmente conhecido como Estudo de Aula ou Lesson Study (LS). O objetivo formativo do projeto é produzir tarefas e desenvolver, problematizar e analisar atividades pedagógicas em sala de aula, visando o desenvolvimento profissional (DP) do professor e a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática na escola. O objetivo investigativo visa compreender como se dá esse processo de DP, dando destaque à aprendizagem e à produção de conhecimento da prática, o desenvolvimento da identidade e agência profissional e a articulação entre o LS, as práticas cotidianas e a cultura escolar. Diante da realidade brasileira e das experiências prévias do grupo, adaptamos a metodologia do LS prevendo ciclos de 4 fases, cada um contendo atividades dentro do grupo e das escolas: (1) Delimitação da problemática e constituição dos grupos de estudo e trabalho; (2) Problematização e planejamento; (3) Implementação e observação; (4) Reflexão e sistematização. Espera-se como resultados: o DP dos participantes; a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática de estudantes das escolas públicas participantes; a produção de artigos, comunicações científicas, e um livro. Algumas dessas produções são voltadas à prática profissional dos professores e outras aos estudos acadêmicos. (AU)

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