Pesquisa e Inovação: O uso de ferramentas pedagógicas baseada em neurociência e gamificação como subsídio de ensino-aprendizagem na alfabetização
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O uso de ferramentas pedagógicas baseada em neurociência e gamificação como subsídio de ensino-aprendizagem na alfabetização

Processo: 22/13735-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: SEBRAE-SP
Pesquisador responsável:Joseane Terto de Souza Uema
Beneficiário:Joseane Terto de Souza Uema
Empresa:Apliqueducacao Treinamento em Desenvolvimento Profissional Ltda
CNAE: Educação infantil - pré-escola
Ensino fundamental
Município: São Paulo
Assunto(s):Neurociências  Alfabetização  Ludificação  Métodos de ensino  Práticas pedagógicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Ensino-aprendizagem | gamificação | metodologia | Neurociência | Validação tecnológica | Alfabetização

Resumo

O projeto em pauta a ser submetido para essa fase do programa tem como objetivo a validação tecnológica de um MVP (Minimum Viable Product) de um protótipo de plataforma de alfabetização que foi embasada na Neurociência e na Gamificação e que fornece atividades gamificadas para essa etapa de escolarização. Para essa validação serão utilizadas as seguintes ferramentas: "Mundo das Letras" e "Alfabeto Digital" com o objetivo de melhorar as performances pedagógicas dessas como parte de uma metodologia de ensino-aprendizagem. As ferramentas que se integram a essa plataforma auxiliam os professores oferecendo soluções criadas especificamente para o processo de alfabetização em cada etapa e de maneira personalizada, que decide quais ferramentas quer utilizar e, conforme as utiliza, as mesmas alimentam a base de dados que possibilita visualizações cada vez mais interessantes e completas que possibilitam um acompanhamento da evolução dos alunos no processo de aprendizagem, a identificação de dificuldades específicas e sugestões de estratégias diferenciadas a serem tomadas pelo professor em casos particulares. A validação desse protótipo com foco na alfabetização foi motivado pelos índices de analfabetismo existentes no país como os apresentados pela Unesco (2017) que mostram que há 13 milhões de analfabetos no Brasil, o INAF (2018) aponta que 64% da população não atingiu o nível de leitura proficiente adequada e em avaliação de alfabetização de crianças com 8 anos (ANA, 2017) mais de 50% das crianças terminam o ciclo de alfabetização lendo apenas palavras. A pandemia também impactou esse ciclo em que 73% dos estudantes estão na categoria dos "não alfabetizados" (Fundação Lemann, 2021). É necessário à validação do protótipo para avaliar quais são os impactos na aprendizagem das crianças nessa etapa de escolarização, tão fundamental para o ser humano, pois o ingresso ao mundo escrito garante o acesso pleno a cidadania. Ao final desse projeto, espera-se o uso do protótipo pela empresa parceira e a comercialização do produto pela empresa sede. Após a validação pelo parceiro, estima-se que se consiga impactar positivamente a aprendizagem das crianças na alfabetização, tornando o ensino mais significativo e garantindo a aprendizagem. (AU)

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