Busca avançada
Ano de início
Entree

Do coração das guerras a poéticas da plasticidade: criação e engajamento no pensamento artístico em contextos africanos dos anos 1980 a nossos dias

Processo: 22/05923-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2023 - 31 de março de 2028
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Denise Dias Barros
Beneficiário:Denise Dias Barros
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Laura Moutinho ; Paulo Sérgio da Costa Neves
Pesquisadores associados: Abdoulayae Niang ; Aghi Bahi ; Divine Fuh ; Emi Koide ; Jane Aparecida Marques ; Lia Dias Laranjeira ; Mahfouz Ag Adnane ; Marina Berthet ; Marina Di Napoli Pastore ; Sandro Jose Caje da Paixão
Bolsa(s) vinculada(s):23/15403-5 - Artes visuais, violências e histórias entrelaçadas: produção e circulação de obras e de artistas entre Moçambique e África do Sul (1980-1999), BP.PD
23/09438-0 - Mediação linguística e cultural: produções em árabe de artes em contextos do norte africano, BP.TT
23/08981-2 - A produção artística e a curadoria em espaços não ocidentais, formas de lidar: CCA Lagos, RAW, Le 18, Inema Arts Center, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 23/07271-1 - Mapeamento dos Sistemas de Arte Digital na África Lusófona, BP.MS
23/07136-7 - Poéticas da performance na obra de mulheres rappers senegalesas, BP.DR
23/07150-0 - Expressões de cura em poéticas visuais: criações e curadorias do contemporâneo africano, BP.MS - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Arte contemporânea  Epistemologia  Historiografia  Curadoria  Artistas  África 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:África | Arte contemporânea em contextos africanos | Artistas | curadorias e espaços de criação | Guerra e Cura | História da Arte | Historiografia e Epistemologias das Artes Africanas

Resumo

As artes em contextos africanos despontam, desde os anos 1980 com grande força em bienais, exposições e feiras dos circuitos mundializados das artes. Quais substratos e movimentos mobilizam a criação e as formas expressivas das identidades culturais em suas dinâmicas ético-estéticas e poéticas? Este questionamento inicial desdobra-se, neste projeto, em dois eixos de estudos e preocupações dentro de perspectivas de conexões e ressonâncias entre artes em suas diversas linguagens, história, antropologia e comunicação. O primeiro eixo estuda - descreve e analisa - as linguagens para tematizações e criações (produzidas por artistas, curadorias e movimentos de criação coletivos) no contemporâneo, suas poéticas de relações, de corpos e de imaginação. Esse eixo atenta para os itinerários criativos em diálogo com modulações coletivas da história e com práticas culturais combinadas a contextos sociopolíticos precisos. O segundo, interroga os lugares das artes como catalisadoras do pensamento artístico e de experimentação no fazer artístico em situações de violência (ligada a gênero, a racismo e/ou à etnicidade) e de ameaças à vida. Guerras, despotismo, ditadura ou terrorismo geram deslocamentos, exílios e sofrimentos coletivos, desacomodando tanto a criação como a reflexão teórica e curatorial. Como caminho heurístico, propõe-se uma metodologia de conexão entre autorias, criações, contextos e compreensão transdisciplinar, ancorada na pesquisa teórico bibliográfica com seminários somatórios, estudos de caso, pesquisa de campo, e interação dialogada com artistas, curadores/as, historiadores/as e ativistas culturais. A reflexão sistemática alia-se à prática rigorosa de construção diferencial de dados a fim de tecer relações entre expressões artísticas enquanto pensamento da estética da plasticidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)