Busca avançada
Ano de início
Entree

Escrita argumentativa de graduandos em Química: temática polímeros em foco

Processo: 23/01936-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em química  Redação científica  Escrita (linguística)  Argumentação  Ensino superior  Polímeros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | Ensino Superior | escrita científica | Polímeros | Química | Educação em Química

Resumo

Trabalhos recentes têm mostrado a relevância da argumentação no ensino superior de química. Mesmo assim, são escassas as ações que levam à prática da argumentação de graduandos, principalmente na modalidade escrita. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo geral a análise da qualidade da escrita argumentativa em textos redigidos por alunos de um curso de bacharelado em química, que participarão de uma atividade didática pautada na resolução de estudos de caso interrompidos relacionados à temática de polímeros. Pretendemos, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta a produção argumentativa escrita no referido contexto. A base teórica para a realização das análises fundamenta-se na tríade argumentativa argumento-contra-argumento-resposta e no conceito de cogência de argumentos. O corpus da investigação será constituído de exposições orais e textos escritos produzidos por graduandos em química. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)