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Sistemas de produção do transporte: metodologias multidisciplinares em história do transporte e patrimônio industrial

Processo: 22/15050-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2023 - 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Eduardo Romero de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Evandro Fiorin ; Hélio Hirao ; João Roberto Gomes de Faria ; Lívia Morais Garcia Lima ; Maria Solange Gurgel de Castro Fontes ; Norma Regina Truppel Constantino ; Renata Cardoso Magagnin ; Rosio Fernández Baca Salcedo ; Samir Hernandes Tenório Gomes ; Thamine de Almeida Ayoub Ayoub ; Vladimir Benincasa
Auxílios(s) vinculado(s):23/14791-1 - Patrimônio Cultural, Participação Comunitária, Políticas Públicas: ensaio para estudos comparativos entre o Sul e o Norte Global, AP.R SPRINT
24/02020-3 - Ferramentas de arqueometria aplicadas às pesquisas de arqueologia da arquitetura: estudos de materiais manufaturados em infraestruturas ferroviárias novecentistas, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):24/12922-4 - Apoio ao registro documental, espacial e material dos bens ferroviários nos trechos férreos estudados sobre o Sistema de Produção do Transporte, BP.TT
24/12918-7 - Pertencimento e Distanciamento: o Patrimônio Industrial e sua valoração, BP.TT
24/12760-4 - Manutenção de banco de dados documentais e espaciais (SIG) aplicadas ao Patrimônio Ferroviário, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/13545-7 - Manutenção de banco de dados documentais e espaciais (SIG) aplicadas ao Patrimônio Ferroviário, BP.TT
23/10847-2 - Apoio ao registro documental, espacial e material dos bens ferroviarios nos trechos ferreos estudados sobre o Sistema de Produc'ao do Transporte, BP.TT
23/10820-7 - Levantamento, organização e elaboração de síntese dos dados sobre a gestão pública dos bens culturais de antigas empresas férreas, BP.TT
23/12027-2 - Pertencimento e Distanciamento: o Patrimônio Industrial e sua valoração, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Patrimônio cultural  Patrimônio ferroviário  Patrimônio industrial  História ferroviária  Humanidades digitais  São Paulo  Século XIX  Século XX 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História Ferroviária | Humanidades Digitais | patrimonio cultural | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | Patrimonio Cultural

Resumo

Este projeto toma trechos férreos de antiga operação ferroviária no estado de São Paulo, onde existiram algumas das estruturas territoriais implementadas para realizar a produção industrial do transporte (esplanadas de estações e/ou oficinas, vias férreas ou obras de arte) de quatro empresas que atuaram no interior do Estado de São Paulo entre 1867 e 1971: em Campinas, Jundiaí, Rio Claro, Araraquara, Bauru, da Companhia Paulista; em Campinas e Ribeirão Preto, da Companhia Mogiana; e ainda, em Sorocaba, Mairinque, Botucatu, Bauru e Ourinhos da E. F. Sorocabana. O projeto visa caracterizar sistemas histórico-espaciais de produção do transporte e a gestão pública de seus vestígios a partir de abordagens baseadas em direitos humanos e humanidades digitais. Esta proposta elege o território histórico da operação ferroviária e o contexto urbano em que estão inseridos os bens ferroviários protegidos para testar metodologias transversais de registro histórico-espacial, testar ferramentas de Humanidades digitais aplicadas aos estudos históricos e patrimoniais, apreender interações sociais (valores, percepções e memórias) com bens materiais protegidos e identificar políticas públicas incidentes nos bens protegidos.Considera-se várias compreensões disciplinares (história, arqueológica, urbanística, arquitetônica, antropológica, turística), sob diferentes perspectivas, para enfrentar diversas questões ligadas ao território histórico da produção do transporte, que tratam tanto dos vestígios industriais materiais ao longo das linhas quanto da estratificação histórica de valores (memoriais ou atuais) nas áreas de sua ocorrência (urbanas, rurais e periurbanas).Nosso desafio é realizar uma análise sistêmica dos bens ferroviários em relação aos problemas de registro espaço-temporal das operações de transporte e gestão holística do patrimônio industrial ferroviário. De modo geral, as atividades e produtos esperados são: publicação de livros e de artigos, realização de seminários de pesquisa, de missões de estudo, pesquisa de campo e intercâmbios científicos institucionais. A proposta tem potencial também para formar recursos humanos e fundamentar políticas públicas (preservação, urbanísticas, culturais, turisticas ou educativas) - de crescente interesse no Brasil e no âmbito internacional, conforme demonstrado pelas parcerias internacionais associadas ao projeto. Este projeto é parte das ações de investigações e formação promovidas pela Red Iberoamericana de Investigación Laboratorio Americana de los Paisajes Históricos de la Producción (REDAPPLAB), coordenada por Enrique Larive López (Universidad de Sevilla, Espanha) - credenciada desde 2019 como rede de investigação e apoiada pela Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP). (AU)

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