Auxílio à pesquisa 23/00554-8 - Educação em enfermagem, Avaliação da educação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de progresso: instrumento de avaliação do ensino de graduação em Enfermagem

Processo: 23/00554-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Carmen Silvia Gabriel
Beneficiário:Carmen Silvia Gabriel
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Andrea Bernardes ; Bruna Moreno Dias ; Karina Dal Sasso Mendes ; Lucia Marinilza Beccaria ; Lucia Marta Giunta da Silva ; Maíra de Oliveira Azevedo ; Marina de Góes Salvetti ; Marli Teresinha Cassamassimo Duarte ; Simone Terezinha Protti ; Valdes Roberto Bollela ; Vanessa Pellegrino Toledo
Assunto(s):Educação em enfermagem  Avaliação da educação  Desempenho acadêmico  Instituições acadêmicas  Feedback formativo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | desempenho acadêmico | Educação em enfermagem | Feedback Formativo | Instituições Acadêmicas | Questões de Prova | Educação em Enfermagem

Resumo

O Teste de Progresso constitui instrumento de avaliação longitudinal do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Sua realização se justifica na perspectiva do fortalecimento dos processos avaliativos do ensino de graduação. Embora seja aplicado no Brasil há mais de dez anos em cursos de medicina, se constitui como uma experiência inédita na Enfermagem. Objetivo: Analisar o desempenho cognitivo de estudantes de enfermagem e o desenvolvimento de questões objetivas por docentes do Consórcio dos Cursos de Enfermagem Paulistas para o Teste de Progresso. Métodos: Estudo observacional analítico, retrospectivo, voltado para a análise dos testes aplicados pelo "Consórcio dos Cursos de Enfermagem Paulistas para o Teste de Progresso", representado por oito instituições de ensino públicas do Estado de São Paulo. Serão coletados dados secundários, oriundos da aplicação do teste nos anos de 2019, 2021 e 2022, com provas compostas por 120 questões distribuídas em seis áreas do conhecimento: Saúde Coletiva, Gestão, Saúde da criança, Saúde da mulher, Saúde do adulto e Saúde mental. A coleta de dados será realizada com suporte de uma empresa especializada, responsável pela aplicação da prova. Serão incluídos os resultados obtidos por todos os estudantes das oito instituições que realizaram um ou mais testes, sendo excluídos registros cuja nota total do teste for inferior a 25%, seja por incompletude ou por respostas registradas ao acaso. Serão analisadas a taxa de participação e as taxas de acerto total, por área, por ano e por instituição, a dificuldade e a discriminação dos itens, segundo classificação da Teoria de Resposta ao Item. Será utilizada estatística analítica para verificar associações entre as variáveis em estudo, com aplicação e testes paramétricos ou não paramétricos, a depender da distribuição das variáveis; modelo linear para verificar a relação entre as variáveis; e modelo de regressão com teste de Durbin Watson para testar a presença de autocorrelação. Para todas as análises se considerará o nível de significância de 5% e o intervalo de confiança de 95%. As análises serão realizadas com utilização do software IBM SPSS Statistics, versão 28. Resultados esperados: O estudo permitirá avaliar o processo de aprendizagem (nível cognitivo) nas escolas de enfermagem, propor alternativas de fortalecimento e/ou de mudanças para formação com excelência e qualificar o processo de elaboração de questões objetivas por docentes dos cursos de enfermagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)