Busca avançada
Ano de início
Entree

Ferrofluidos para aplicações em escoamento de fluidos viscosos

Processo: 22/16460-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2023 - 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Diego Muraca
Beneficiário:Diego Muraca
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ivanei Ferreira Pinheiro ; Vanessa Cristina Bizotto Guersoni
Bolsa(s) vinculada(s):24/00217-4 - Avaliação Reológica e Coloidal de Nanofluidos à Base de Petróleo., BP.TT
Assunto(s):Nanotecnologia  Nanopartículas  Magnetismo  Escoamento  Fluxo dos fluidos  Ferrofluidos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escoamento | ferrofluidos | Magnetismo | Nanopartículas | Nanotecnologia

Resumo

Este projeto busca melhorar as propriedades magnéticas de ferrofluidos para otimizar a con- versão de energia eletromagnética em calor através do efeito magneto-hipertermia (MH), para aplicação na recuperação e transporte de petróleo ou qualquer fluido viscoso, reduzindo sua viscosidade. A MH é o fenômeno que permite o aumento de temperatura num sistema com nanopartículas magnéticas (NPs) na presença de um campo magnético alternado, quando a energia eletromagnética do campo magnético é transformada em calor por inversão de magnetização da NPs. A viscosidade de um líquido, por outro lado, diminui à medida que a temperatura aumenta. Líquidos com alta viscosidade estão presentes em diversas indústrias como Oil & Gas, farmacêutica, química e alimentícia, onde a redução da viscosidade se podetraduzir em menores custos de extração ou transporte de líquidos. A possível implementação de nanopartículas magnéticas neste problema tecnológico tem a sua origem num problema fundamental associado à dispersão de nanopartículas magnéticas em fluidos viscosos. Assim com este projeto pretendemos desenvolver novos métodos de síntese de sistemas coloidais de nanopartículas magnéticas visando a sua implementação de tecnologias de extração ou transporte de fluidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BROLLO, MARIA E. F.; PINHEIRO, IVANEI F.; BASSANI, GABRIEL S.; VARET, GUILLAUME; MERINO-GARCIA, DANIEL; GUERSONI, VANESSA C. B.; KNOBEL, MARCELO; BANNWART, ANTONIO C.; VAN DER GEEST, CHARLIE; MURACA, DIEGO. Iron Oxide Nanoparticles in a Dynamic Flux: Magnetic Hyperthermia Effect on Flowing Heavy Crude Oil. ACS OMEGA, v. 8, n. 36, p. 6-pg., . (17/10581-1, 22/16460-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.