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Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Delineamento de Avaliações Multidimensionais de Biodiversidade Direcionadas por Demandas

Processo: 23/05582-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Vigência: 27 de outubro de 2024 - 08 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thomas Michael Lewinsohn
Beneficiário:Thomas Michael Lewinsohn
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação da biodiversidade  Mudança global  Política ambiental  Serviços ambientais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservação da biodiversidade | Diversidade SócioCultural | Monitoramento de biodiversidade | Mudanças globais | políticas ambientais | serviços ecossistemicos | Análise de Biodiversidade

Resumo

Esta Escola tem o objetivo de capacitar jovens cientistas e técnicos na área ambiental, visando aprimorar a qualidade dos dados e eficácia das análises de biodiversidade. Com essa formação, eles estarão melhor preparados para subsidiar o desenvolvimento e implementação de políticas ambientais. A proposta desta Escola é inovadora em três aspectos: (1) em vez ser direcionada para pesquisa e análise de biodiversidade, partiremos das aplicações de informações de biodiversidade a questões e demandas atuais mais prementes, para perguntar como, e quais, informações de biodiversidade podem responder mais efetivamente a tais demandas; (2) a Escola reunirá docentes e palestrantes não-acadêmicos com experiência em tratar de questões ambientais no âmbito político, governamental, privado e social; (3) além de grupos mais conhecidos (como aves e plantas superiores) e das análises usuais, iremos considerar desde microrganismos até vertebrados, junto com novos procedimentos de amostragem e análise, para buscar maneiras mais eficientes de avaliar a biodiversidade e monitorar suas alterações sob diferentes formas de manejo ou exploração. A biodiversidade será considerada no sentido amplo, incluindo componentes socioculturais, essenciais para qualquer política ou avaliação ambiental abrangente. A Escola durará 13 dias, com dois períodos de cinco dias de atividade. No primeiro, haverá palestras e painéis de discussão, agrupadas em cinco temas: (1) Conservação: avaliações e aferição de eficácia, (2) Impactos na biodiversidade: mudanças climáticas e de uso da terra; (3) Restauração e manejo: efeitos/respostas da biodiversidade; (4) Serviços e funções ecossistêmicos em diferentes regimes de uso; (5) Usos socioculturais da biodiversidade e bioprospecção. No segundo, grupos de trabalho desenvolverão projetos direcionados a aplicações específicas. Os participantes também apresentarão pesquisas realizadas ou em andamento em flash talks para discussão por docentes e colegas. (AU)

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