Auxílio à pesquisa 22/11623-8 - Microbiologia, Mastite animal - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estafilococos não aureus: potenciais implicações benéficas para a saúde do úbere

Processo: 22/11623-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Nathalia Cristina Cirone Silva
Beneficiário:Nathalia Cristina Cirone Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Bruno Toledo Silva ; Fernando Nogueira de Souza ; Jeroen De Buck ; Sarne de Vliegher
Bolsa(s) vinculada(s):25/01909-0 - Estudo de inibição quantitativa de S. aureus por Staphylococcus não aureus, BP.TT
Assunto(s):Microbiologia  Mastite animal  Glândulas mamárias animais  Análise de sequência de DNA  Staphylococcus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle mastite | sequenciamento do genoma | Staphylococcus chromogenes | Microbiologia

Resumo

A mastite é a doença mais prevalente em rebanhos leiteiros que afeta a produção mundial. Os principais patógenos envolvidos são: Staphylococcus aureus, Streptococcus sp. e Escherichia coli. Além desses, muitos estudos citam os Staphylococcus não aureus como agentes de mastite, porém também como agentes responsáveis pela prevenção da mastite por outros patógenos. Assim, o objetivo do trabalho é sequenciar o genoma total e avaliar o potencial de competição de Staphylococcus não aureus (NAS) isolados de leite de vacas frente a patógenos causadores de mastite. Serão utilizadas 96 cepas de NAS (S. chromogenes, S. haemolyticus, S. warneri, S. simulans, S. xylosus. S. epidermidis e S. cohnii) isolados de leite de vacas com mastite subclínica e saudáveis para avaliação de sua ação antimicrobiana contra os patógenos, previamente isolados de mastite, S. aureus, S. uberis, S. dysgalactiae, S. agalactiae e E. coli. Primeiro será realizado um screening para verificar se as cepas de NAS inibem o crescimento dos patógenos, depois será realizada uma curva de sobrevivência e posteriormente as cepas de NAS terão seu genoma total sequenciados para comparação dos genomas com a ação inibitória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIEZA, MIRIAN YULIZA RUBIO; BONSAGLIA, ERIKA CAROLINA ROMAO; RALL, VERA LUCIA MORES; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA; SILVA, NATHALIA CRISTINA CIRONE. Staphylococcal Enterotoxins: Description and Importance in Food. PATHOGENS, v. 13, n. 8, p. 21-pg., . (22/13775-0, 22/11623-8)