Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas

Processo: 22/15032-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de outubro de 2023 - 30 de setembro de 2028
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rafaella Uhiara
Beneficiário:Rafaella Uhiara
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Aline Moreira Filócomo ; Ana Cristine Wegner ; Angeliki Poulou ; Carlos José Ferreira dos Santos ; Chloé Larmet ; Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo ; Eric Lewis ; Fábio Cardozo de Mello Cintra ; Fernando de Oliveira Magre ; Francisco Mendes de Freitas Leal ; Gabriel Brito Nunes ; José Batista Dal Farra Martins ; José Geraldo Vinci de Moraes ; Jose Raul Cordula Teixeira ; Juliana Coelho de Souza Ladeira ; Ligia Souza de Oliveira ; María Denise Cobello ; Marie-Madeleine Mervant-Roux ; Melissa Lynn Van Drie ; Noemie Fargier ; Rogério Luiz Moraes Costa ; Sayonara Sousa Pereira
Bolsa(s) vinculada(s):24/16020-5 - O som encena: Planejamento de Comunicação e Divulgação Científica do projeto "Arquivos Sonoros de Teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em Artes Cênicas, BP.JC
24/00933-1 - Transições Tecnológicas na Sonoplastia Teatral: Perspectivas Históricas e Transculturais (1970-2010), BP.PD
24/12137-5 - Como falamos do som no teatro? Um mapeamento do léxico utilizado para designar os elementos sonoros das artes cênicas na academia, no meio artístico e em arquivos no Brasil., BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 24/07165-0 - Processamento sonoro de arquivos digitais: Restauro técnico e manipulação estética dos arquivos sonoros digitalizados para recuperação de conteúdo e uso em pesquisa e processos criativos., BP.TT
24/04019-2 - O som encena: Planejamento de Comunicação e Divulgação Científica do projeto "Arquivos Sonoros de Teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em Artes Cênicas, BP.JC
24/00708-8 - Entre ecos e cenas: descobrindo o universo dos arquivos sonoros de teatro, BP.JC
24/00709-4 - Entre ecos e cenas: descobrindo o universo dos arquivos sonoros de teatro, BP.JC
24/03184-0 - Qualificação documentária das fichas catalográficas para a conversão de aparatos analógico para formatos digitais, objetivando seu acesso, recuperação da informação e reuso, BP.TT
24/03004-1 - Descrição e catalogação dos documentos do acervo de Tunica Teixeira, BP.TT
24/04090-9 - Descrição e catalogação dos documentos sonoros do acervo de Tunica Teixeira, BP.TT
24/02172-8 - Levantamento da produção acadêmica sobre aspectos sonoros do teatro no teatro no Brasil (exceto voz), BP.TT
23/15591-6 - Organismo Sonoro Teatral: o espetáculo do som na obra de Tunica Teixeira, BP.DR
23/12789-0 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em Artes Cênicas., BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Artes cênicas  História do teatro  Sonologia  Arquivo sonoro  Documentação audiovisual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivos sonoros | Arquivos Teatrais | Documentação Teatral | história do teatro | Sonologia | sonoplastia | Sound Studies | Arquivos Sonoros

Resumo

Este projeto visa a implementação de uma linha de pesquisa inexistente no Brasil: o estudo da dimensão sonora dos espetáculos como um todo. A necessidade de uma metodologia para o tratamento de arquivos sonoros de teatro tornou-se evidente quando o Centro de Documentação Teatral do Laboratório de Informação e Memória da ECA-USP adquiriu o espólio de Tunica Teixeira, sonoplasta que trabalhou durante 48 anos com os principais nomes do teatro paulista. Considerando que o conjunto sonoro das artes cênicas, diferentemente da visualidade, nunca gozou do mesmo prestígio nem do mesmo interesse por parte dos pesquisadores, um importante trabalho de base se faz necessário. Dada a extensão do trabalho, nossa equipe multidisciplinar e multinacional, com pesquisadores experientes e pioneiros na área, se organiza em torno de 4 eixos de trabalho: um primeiro dedicado ao vocabulário e aos conceitos do som do teatro; um segundo, ao estudo do processo de criação sonora, para que se compreenda quais arquivos são gerados, por quais agentes e como interpretá-los; um terceiro, ao estudo da constituição de acervos multimídia, que interrelacionam documentos em diferentes suportes, e, por fim, um quarto e último eixo é voltado para o uso de arquivos sonoros em cena e em processos criativos, estudo que visa aproximar os arquivos e as comunidades técnica e artística. Os resultados serão divulgados ao longo dos 5 anos de projeto sob a forma de 2 colóquios internacionais, 2 livros bilíngues e um número temático na Revista Brasileira de Estudos da Presença (qualis A1). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)