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Indicadores centrados na sociedade para o desempenho de universidades públicas

Resumo

O principal objetivo deste projeto é fortalecer as competências e capacidades das universidades do estado de São Paulo no monitoramento de seu desempenho acadêmico e comparações internacionais através de novas abordagens para a implantação de indicadores interoperáveis com granularidade. Isto será feito através do apoio aos escritórios de gestão de dados (EGIDAs) nas universidades paulistas orientadas à pesquisa. Nos últimos anos, as universidades estão cada vez mais motivadas a comunicar seu valor, impacto e papel à sociedade. Estas partes interessadas externas incluem a figura do contribuinte que as financia, através de impostos, os formuladores de políticas, as organizações não-governamentais, as empresas e organizações industriais, o governo local e a mídia, entre muitos outros. A conexão entre universidade e sociedade tem se intensificado nos últimos anos devido à massificação e expansão do acesso ao ensino superior, aumentando a sofisticação econômica que leva a universidade a assumir protagonismo na criação das bases para uma economia fundamentada em conhecimento. Mais recentemente, observa-se na sociedade um processo de crescente conscientização às frequentes crises ambientais, políticas e de saúde que têm afligido o país. O momento histórico demanda maior interação entre universidade e sociedade. Esse projeto cumpre a missão de criar espaços de diálogo e estimular o fortalecimento de processos para mediar esta relação nas universidades brasileiras voltadas à pesquisa. Observando sistemas de educação superior pelo mundo, é possível identificar tendências na evolução dos sistemas de ensino superior e de suas sociedades. Um impulso para iniciativas de ciência aberta, avaliação mais responsável, um melhor mapeamento dos bens sociais produzidos pelas atividades universitárias, digitalização dos processos e maior atenção aos resultados das pós-graduações. Há também uma crescente preocupação com a inserção de estudantes de grupos sub-representados ou marginalizados. Todos esses temas são prioridades que os formuladores de políticas e lideranças acadêmicas estão focados. Os avanços nestas áreas em todo o mundo são importantes para monitorar e fornecer soluções para os desafios enfrentados pelo Brasil. Entretanto, essas questões exigem um alto nível de conhecimento e experiência para serem apropriadamente tratadas. Em comum à todas as questões é a necessidade de incorporar vozes externas às universidades nos processos de tomada de decisões, deliberação e processos de avaliação. Um movimento para medir, valorizar e comunicar as atividades da universidade de uma forma centrada na sociedade ajuda a reduzir a distância entre o discurso público e o desempenho da universidade. Esse movimento ajuda as universidades a se tornarem mais pró-ativas e mais capazes de cumprir suas missões e ao nível individual, colabora para que o corpo docente seja mais capaz de perseguir seus objetivos e expressar sua contribuição à sociedade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o projeto contempla seis linhas principais de atividade como essenciais para as universidades de São Paulo nos próximos anos: - Desenvolver e utilizar indicadores centrados na sociedade - Aumentar a difusão da ciência aberta - Discutir e implantar métodos e práticas de avaliação responsável - Trazer foco para tendências novas e emergentes na internacionalização - Aprimorar práticas no gerenciamento de dados institucionais e acadêmicos - Planejar e mapear o impacto ambiental das atividades universitárias. O resultado esperado desta proposta de pesquisa em política pública é capacitar as universidades públicas do Brasil orientadas à pesquisa a serem mais pró-ativas no engajamento nestes tópicos, assegurando que os vínculos com a sociedade sejam fortalecidos, e que o perfil público, o desempenho e o impacto social das instituições públicas brasileiras sejam, como consequência, aumentados. (AU)

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