Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa de Spirulina: biorrefinaria de resíduos para aplicação de ingredientes alimentícios como estratégia sustentável

Processo: 23/00857-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2023 - 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Anna Rafaela Cavalcante Braga
Beneficiário:Anna Rafaela Cavalcante Braga
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: ANABELA CRISTINA DA SILVA NARET MOREIRA RAYMUNDO ; Veridiana Vera de Rosso
Assunto(s):Biorrefinarias  Ciência de alimentos  Embalagens  Spirulina  Biotecnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorefinaria | Ciência de alimentos | Embalagem | spirulina | Biotecnologia

Resumo

A biomassa integral de Spirulina (BS) (Arthrospira platensis) consiste em um aglomerado de cianobactérias de coloração verde, sendo comumente consumida como alimento ou suplemento alimentar rico em compostos bioativos com atividade antioxidante. Dentre seus componentes, destaca-se a C-ficocianina (C-FC), que está relacionada com ação anti-inflamatória e potencial anticancerígeno quando consumido com frequência. A C-FC é um pigmento azul solúvel em água que pode ser utilizado como corante alimentar natural em substituição aos sintéticos, relacionados à hiperatividade e hipersensibilidade em humanos. A biomassa residual de Spirulina (BR), após extração de C-FC, é rica em proteínas e ácidos graxos com potencial para o desenvolvimento de produtos alimentícios, biocombustíveis e eletricidade verde, entre outras aplicações, sendo interessante do ponto de vista da economia circular. Após uma extensa revisão, sob a ótica da ciência de alimentos sustentada por conceitos de economia circular voltados para demandas de saúde e meio ambiente, nenhum dos estudos reportados na literatura considerou a aplicação de biomassa residual após a extração de C-PC como componente. Esse potencial ingrediente deve ser explorado, visando a plena utilização de nossos recursos. Além disso, desenvolver produtos que visam reduzir o impacto no meio ambiente e fornecer compostos bioativos que atuam na prevenção e redução da incidência de doenças relacionadas à obesidade e outras doenças crônicas, atendendo assim às demandas do consumidor por produtos mais naturais e ecologicamente corretos é uma estratégia que vai de encontro as demandas globais de consumo. Com foco na promoção da saúde e sustentabilidade ambiental, é crescente a demanda por ingredientes proteicos de alta qualidade com os atributos nutricionais e tecnofuncionais necessários para que possam potencialmente substituir as proteínas de origem animal. Os maiores desafios são proteínas com a mesma riqueza em aminoácidos essenciais, alta digestibilidade e presença de peptídeos bioativos após a digestão. Além disso, do ponto de vista tecnológico, propriedades como solubilidade, emulsificação, gelificação e capacidade de formação de espuma são essenciais para que as proteínas não animais promovam aparência, textura e sabor para serem utilizadas como ingredientes com características semelhantes às proteínas animais. C-PC, BS e BR como ingredientes funcionais e tecnológicos para alimentos impulsionaram a elaboração deste projeto, e as etapas propostas atendem a esta demanda atual da indústria alimentícia, propondo o desenho de sistemas proteicos inteligentes que combinam melhorias tecnológicas e nutricionais com a mistura de proteínas com tecnologias emergentes, impressão 3D e electrospinning, utilizando principalmente Spirulina e sua biomassa residual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, ANNA RAFAELA CAVALCANTE; NUNES, MARIA CRISTIANA; RAYMUNDO, ANABELA. The Experimental Development of Emulsions Enriched and Stabilized by Recovering Matter from Spirulina Biomass: Valorization of Residue into a Sustainable Protein Source. Molecules, v. 28, n. 17, p. 15-pg., . (23/00857-0, 20/06732-7, 22/06293-9)
NAKAMOTO, MONICA MASAKO; ASSIS, MARCELO; DE OLIVEIRA FILHO, JOSEMAR GONCALVS; BRAGA, ANNA RAFAELA CAVALCANTE. Spirulina application in food packaging: Gaps of knowledge and future trends. TRENDS IN FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 133, p. 10-pg., . (18/13408-1, 23/00857-0, 22/06293-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.