Busca avançada
Ano de início
Entree

Geoconservação e a educação baseada no lugar: potencialidades e desafios para a formação interdisciplinar na educação básica

Processo: 23/03733-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2023 - 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Denise de La Corte Bacci Toledo
Beneficiário:Denise de La Corte Bacci Toledo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Angel A Garcia Jr ; Carlos Eduardo Vieira Toledo ; Christine Laure Marie Bourotte ; Daniel De Stefano Menin ; Luciene Regina Paulino Tognetta ; Paulo César Boggiani ; Priscila Lopes de Abreu Santos ; Rosana Louro Ferreira Silva ; Steven Semken ; Vânia Maria Nunes dos Santos
Bolsa(s) vinculada(s):24/03687-1 - Avaliação dos Processos de Aprendizagem Social na Pesquisa-Ação Colaborativa e na Formação Continuada de Professores, BP.TT
Assunto(s):Educação escolar básica  Aprendizado social  Espeleologia  Geoconservação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem social | Educação baseada no lugar | Educação Básica | Educação para Geoconservação | Espeleologia | Educação em Geociências

Resumo

Frente às atuais discussões globais sobre a conservação da diversidade natural, preservação do geopatrimônio e geoconservação, o presente projeto tem como objetivo investigar os impactos, desafios e possibilidades da educação baseada no lugar, analisando produtos e processos formativos na articulação entre os documentos curriculares, os materiais didáticos, as práticas e projetos escolares e a formação continuada de professores, abrangendo o patrimônio espeleológico e a geoconservação no Vale do Ribeira. A ser desenvolvido por meio de pesquisaação colaborativa crítica com enfoque no lugar, abrange processos formativos docentes e discentes, de forma a melhorar os processos de ensino-aprendizagem de sala de aula, bem como a valorização dos geopatrimônios da região. O projeto de pesquisa apoia-se nos referenciais teóricos da Geoconservação, da Educação baseada no lugar, da Pedagogia do Lugar, da Educação Ambiental, e da Aprendizagem Social. Pretende-se, assim, disseminar conhecimentos e abordagens baseados nas Geociências, numa concepção interdisciplinar e sistêmica, promovendo aprendizagens, valores e práticas sustentáveis capazes de estimular o interesse e o engajamento dos cidadãos para a ação e corresponsabilização, na construção de uma cidadania planetária. Espera-se que com o projeto possam ocorrer mudanças pedagógicas que produzam valorização do trabalho docente, crescimento pessoal, compromisso profissional, desenvolvimento de uma cultura de investigação e análise das práticas pedagógicas escolares baseadas no lugar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)