Auxílio à pesquisa 23/03813-4 - Aldosterona, Hipertensão - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do Receptor de Mineralocorticoide na Disfunção do Tecido Adiposo Perivascular na Hipertensão Renovascular.

Processo: 23/03813-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Venturini Rossoni
Beneficiário:Luciana Venturini Rossoni
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):24/02092-4 - Avaliação do Efeito de Antagonistas Esteroidais e Não-Esteroidais do Receptor de Mineralocorticoide na Disfunção do Tecido Adiposo Perivascular na Hipertensão Renovascular, AP.R
Assunto(s):Aldosterona  Hipertensão  Tecido adiposo perivascular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aldosterona | Artéria de Resistência | Disfunção vascular | hipertensão arterial | Receptor de mineralocorticíode | tecido adiposo perivascular | Fisiologia Vascular

Resumo

A hipertensão renovascular é a principal causa de hipertensão arterial secundária, a qual se correlaciona à obstrução das artérias renais e progressiva redução da perfusão renal, levando à ativação crônica e sustentada do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A aldosterona é considerada um importante alvo terapêutico na hipertensão arterial, sendo seus efeitos mediados pela ativação do receptor de mineralocorticoides (MR). Inicialmente pensado ser expresso apenas no rim, o receptor MR agora é conhecido por ter uma extensa distribuição extra renal, incluindo no coração, na vasculatura e, mais recentemente, no tecido adiposo, como no tecido adiposo perivascular (PVAT). O PVAT está intimamente associado ao sistema cardiovascular por secretar diversas substâncias vasoativas que influenciam a homeostase vascular. Em condições fisiológicas, o PVAT é conhecido pelo seu efeito anticontrátil por secretar substâncias vasodilatadoras. No entanto, em doenças cardiometabólicas, como na hipertensão arterial, estudos demonstraram a perda do seu efeito anticontrátil, sugerindo que o PVAT desempenha papel significativo na patogênese da hipertensão arterial. Contudo, os mecanismos responsáveis pelo prejuízo do efeito anticontrátil do PVAT na hipertensão arterial são ainda pouco conhecidos e até o momento não há na literatura estudos abordando o papel da ativação do receptor MR, especificamente no PVAT, contribuindo para a disfunção vascular na hipertensão renovascular. Dessa forma, esse projeto se propõe a investigar se a hiperativação do receptor MR nos adipócitos perivasculares participa da disfunção do PVAT, levando à secreção de espécies reativas de oxigênio e fatores inflamatórios que contribuem para a disfunção endotelial e vascular, aumento da resistência vascular periférica e agravamento da hipertensão renovascular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARDI, PATRIZIA; COUTINHO, CAMILLE PERELLA; DE OLIVEIRA, SARAH; TEIXEIRA, SIMONE APARECIDA; GACEK, RENAIDE RODRIGUES FERREIRA; PURGATTO, EDUARDO; VINOLO, MARCO AURELIO RAMIREZ; MUSCARA, MARCELO NICOLAS; ROSSONI, LUCIANA VENTURINI. Changes in the intestinal microbiota induced by the postnatal environment and their association with hypertension. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 212, p. 16-pg., . (20/10381-5, 18/15313-8, 23/03813-4, 23/13436-3, 19/08026-5)