Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de hidrocélulas de nanoSAP e MOF para geração-captação de água atmosférica

Processo: 23/12713-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Valquiria de Campos
Beneficiário:Valquiria de Campos
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dessorção 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água atmosférica | Captação | dessorção | Mof | Pan | Sap | Engenharia Química e de materiais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a produção de água potável, utilizando-se do ar atmosférico como reservatório. A umidade atmosférica e as gotículas constituem-se de enorme recurso de água doce, especialmente, nos níveis de baixa umidade relativa, típicos de ambientes áridos. Polímeros superabsorventes sintéticos são materiais hidrofílicos, tridimensionalmente reticulados, caracterizando-se por apresentarem boa durabilidade e significativa capacidade de absorção de água. Para este estudo tem-se a síntese de nanoSAP procedente da poliacrilonitrila e construção de um dispositivo, para absorção/dessorção de água atmosférica. Em paralelo será efetuada a síntese de redes metalorgânicas para efeito comparativo, na capacidade de adsorção e dessorção de água atmosférica. O protótipo a ser desenvolvido será planejado para ter autonomia diária de captura de 1 kg de nanoSAP/1L água, em ambiente fechado. A confecção do protótipo consistirá na montagem de uma estrutura metálica, para fixar as placas poliméricas e, em paralelo, um sistema de ventilação. Ao final do dia, as placas seguem para sistema de dessorção, em estufa adaptada. O novo sistema é completamente passivo, necessitando apenas luz solar. Com relação ao equipamento de geração de água atmosférica, espera-se a determinação das propriedades de higroscopicidade e estabilidade térmica, além da vida útil das placas de nanoSAP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, DIEGO GOUVEIA; DOMINGOS, JANAINA DE MELO FRANCO; NOLASCO, MARCELO ANTUNES; CAMPOS, VALQUIRIA. Textile effluent treatment using coagulation-flocculation and a hydrodynamic cavitation reactor associated with ozonation. Chemical Engineering Science, v. 304, p. 12-pg., . (23/12713-3, 15/02650-8)