Auxílio à pesquisa 22/13891-0 - Ensino de ciências, Ensino de química - BV FAPESP
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História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto

Processo: 22/13891-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Reginaldo Alberto Meloni
Beneficiário:Reginaldo Alberto Meloni
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alessandro Carvalho Bica ; María Gabriela Mayoni ; Renato Barboza ; Thiago Antunes Souza ; Wiara Rosa Rios Alcântara
Bolsa(s) vinculada(s):24/17557-2 - História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto., BP.TT
24/09230-3 - História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto, BP.TT
24/09232-6 - História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto, BP.TT
Assunto(s):Ensino de ciências  Ensino de química  História da educação  História das disciplinas escolares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de ciencias | Ensino De Química | historia da educação | História das Disciplinas Escolares | História do Ensino de Química | Repositório de dados de pesquisa | História da Educação

Resumo

As disciplinas escolares do campo das ciências da natureza vêm sofrendo as influências de várias propostas educacionais desde a sua inserção nos programas ensino no século XIX. Entre essas propostas mais recentes estão, por exemplo, a metodologia da redescoberta de inspiração cognitivista, as ideias vinculadas à educação tecnicista e as propostas de formação cidadã. No entanto, a história da educação no Brasil ainda se ressente de investigações que interpretem a relação entre essas propostas e o ensino das ciências e auxiliem na compreensão das mudanças e permanências que moldaram esse campo do ensino. Sendo assim, este projeto apresenta dois objetivos: o primeiro é preservar a memória do ensino de ciências a partir da organização de um acervo digital institucional aberto no qual serão priorizados os documentos do processo de constituição da área do ensino de Química entre as décadas de 1960 e 1990 e o segundo é analisar o processo de elaboração das propostas de ensino e da constituição da comunidade de ensino de Química. O trabalho de construção do repositório consistirá em selecionar, digitalizar e catalogar documentos produzidos pelos professores que atuaram no ensino de Química neste período e a análise se valerá dos aportes teóricos da história cultural. Espera-se que os resultados contribuíam com a compreensão da formação da área de educação Química e, consequentemente, com a formação de professores de ciências nos curso de graduação e pós-graduação. Além disso, há a expectativa de que o projeto contribua com o processo de internacionalização das pesquisas em história da educação ao buscar uma interlocução com pesquisadores argentinos com o objetivo de identificar possíveis nexos entre os dois países latino-americanos nos processos educativos para o ensino das ciências. (AU)

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