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As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil.

Resumo

O projeto tem como foco, a formulação de um currículo e possibilidades de produção de práticas que incidam nas iniciações sociais realizadas na Educação Infantil, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico, a partir do mapeamento do perfil dos/as formadores/as de professores/as que trabalham com a temática das relações étnico-raciais de Educação Infantil nas escolas e secretarias de educação dos municípios de São Paulo e São Carlos no intuito de propor um currículo transnacional antirracista na perspectiva de uma transvaloração epistemológica e metodológica a partir da agência dos/as profissionais da área, bem como, verificar a maneira pela qual a criança negra aparece problematizada nos currículos. O repertório analítico utiliza-se dos teóricos das relações étnico-raciais e também daqueles cuja epistemologia se direciona aos corpos que escapam e dissentem das normatividades hegemônicas. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa utilizando-se como procedimentos metodológicos um formulário socioeconômico, de trajetórias pessoais e formativas que será aplicado aos formadores/as de professores/as e a formação de grupos focais para a construção de uma rede municipal para a formulação de práticas educacionais antirracistas. Ademais da proposta curricular e de práticas pedagógicas, também, como resultados, espera-se a construção de uma rede transnacional antirracista, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico. (AU)

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