Pesquisa e Inovação: Machine learning para geração de insights no processo de produção de criativos digitais
Busca avançada
Ano de início
Entree

Machine learning para geração de insights no processo de produção de criativos digitais

Processo: 22/14538-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Adalberto Generoso da Costa
Beneficiário:Adalberto Generoso da Costa
Empresa:Yapoli Desenvolvimento de Programas Ltda
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Consultoria em tecnologia da informação
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:
Felipe Francesco Pereira Lopes da Costa ; Rodrigo Freitas Lima
Pesquisadores associados: Jéssika da Silva
Assunto(s):Armazenamento e recuperação da informação  Aprendizado computacional  Aprendizagem profunda  Computação em nuvem  Plataforma (computação)  Artefatos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creative Analytics | Dam | Gestão de ativos digitais | machine learning | Machine Learning em Ativos Digitais

Resumo

Fundada em 2018, a startup Yapoli possui grandes clientes que atuam em diversos segmentos de negócios. A startup oferta ao mercado uma plataforma de gestão de ativos digitais denominada DAM - Digital Asset Management, que armazena em nuvem quaisquer artefatos digitais de seus clientes e torna simples a indexação e todo gerenciamento do ciclo de vida dos mesmos. Atualmente a plataforma gerencia um volume de aproximadamente 500 mil assets e 5 terabytes de ativos. Artefatos do tipo imagem ou vídeo são submetidos a um processo de extração de informações por meio de algoritmos de inteligência artificial de visão computacional fornecidos por empresas de cloud computing como o serviço Amazon Rekognition (AWS) e Vision AI (GCP). Tais ferramentas já são utilizadas pela Yapoli para a extração e indexação, contudo essas plataformas se utilizam de algoritmos de treinamento genéricos e, portanto, extraem informações muito básicas, insuficientes para oferecer insights relevantes ao negócio. A oportunidade de desenvolvimento tecnológico identificada junto aos clientes é de gerar informações com relação ao resultado que os artefatos digitais de publicidade geram. Para tal, entende-se que alguns ativos digitais podem influenciar em eventos nos resultados de campanhas de marketing dos clientes, que vão desde conversão em vendas e retenção em página do website à interação com os ativos digitais em redes sociais como visualizações, compartilhamento, curtidas e comentários. Atualmente, as campanhas de marketing das empresas dependem exclusivamente de suposições, que são embasadas prioritariamente pela experiência dos envolvidos, sem que haja uma análise sistemática de dados que apoie na decisão da criação de campanhas publicitárias. Dado este contexto, o presente projeto tem como objetivo evoluir no desenvolvimento de sistema que seja capaz extrair informações qualificadas dos ativos digitais por meio de modelos de visão computacional, capturar eventos dos canais digitais que relacionam-se com tais ativos e realizar o cruzamento dos dados visando a obtenção de insights que sejam relevantes para campanhas publicitárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)