Auxílio à pesquisa 23/03752-5 - Cognição, Criatividade - BV FAPESP
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Baicin- bateria de testes para avaliaçao da inteligência e criatividade infantil: versão informatizada

Processo: 23/03752-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Solange Muglia Wechsler
Beneficiário:Solange Muglia Wechsler
Instituição Sede: Escola de Ciências da Vida (ECV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Gary L Canivez ; Ionara Dantas Estevam ; JOSÉ HUMBERTO DA SILVA FILHO ; Karina Nalevaiko da Rocha ; Nicholas Frank Benson ; Tatiana de Cássia Nakano ; todd lubart
Bolsa(s) vinculada(s):24/00970-4 - Construção e manuntenção de programa para digitalizar e analisar a BAICIN, BP.TT
Assunto(s):Cognição  Criatividade  Inteligência  Validade  Avaliação psicológica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação informatizada | cognição | criatividade | inteligência | validade | Avaliação Psicológica

Resumo

A avaliação da criatividade integrada com a inteligência é essencial para melhor compreensão do potencial cognitivo humano. A situação de pandemia demonstrou a necessidade de instrumentos digitalizados, que permitissem a administração de testes psicológicos por forma remota. Em estudo anterior desenvolvemos e validamos a Bateria de Avaliação de Inteligência e Criatividade Infantil (BAICI), em formato impresso. O objetivo desta pesquisa é adaptar e investigar as evidências de validade e precisão da bateria BAICI para o formato digitalizado (BAICIN). Três estudos serão realizados, sendo o primeiro para a adaptação dos itens do formato impresso (BAICI) para o digitalizado (BAICIN), o segundo para investigar as evidências de validade da estrutura interna e a precisão e dificuldade dos seus itens, e o terceiro para investigar as relações dos resultados da BAICIN com variáveis externas. A primeira amostra será composta por 50 crianças, a segunda por 500 crianças e a terceira por 200 crianças, totalizando 750 crianças, de ambos sexos, nas faixas de 9 a 13 anos (5 faixas etárias) estudantes de escolas públicas e particulares de 5 regiões brasileiras. As evidências de estrutura interna serão analisadas pela análise fatorial (exploratória e confirmatória), ao passo que a dificuldade do item e sua precisão serão investigadas pela TRI e modelo RASH. A relação entre os subtestes de inteligência e criatividade será investigada pela análise de redes. As evidências de validade com variáveis externas serão analisadas pela avaliação dos professores, como também com outros testes que avaliam construtos semelhantes, utilizando a Correlação de Pearson, Análise Multivariada da Variância e a análise da Regressão. Pretende-se assim oferecer uma bateria informatizada, com evidências científicas de validade e precisão para avaliação cognitiva infantil com uma proposta preliminar de normas para a utilização. Este projeto já foi aprovado como bolsa de produtividade senior pelo CNPQ. (AU)

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