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Roadmapping para sistemas de transporte público resilientes em cidades de pequeno e médio porte

Processo: 23/10102-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2024 - 31 de dezembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Convênio/Acordo: University of Birmingham
Pesquisador responsável:Cassiano Augusto Isler
Beneficiário:Cassiano Augusto Isler
Pesq. responsável no exterior: Marcelo Blumenfeld Mendonca
Instituição no exterior: University of Birmingham, Inglaterra
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Nelson Rodrigues da Silva ; Rachel Susan Fisher
Assunto(s):Transporte público  Cidades pequenas  Mudança climática  Resiliência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:resiliência | Roadmap | transporte público | Transporte Público Urbano

Resumo

Os crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e a necessidade de sistemas de transporte adaptáveis exigem a compreensão sobre o impacto dos eventos relacionados ao clima no transporte público e a proposta de soluções adequadas para melhorar a resiliência urbana. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta de planejamento para melhorar a resiliência dos sistemas de transporte público em cidades de pequeno e médio porte no Brasil e no Reino Unido. A ferramenta de tomada de decisão poderá ser utilizada para apoiar tomadores de decisão, autoridades públicas de transporte e empresas privadas para o desenvolvimento de sistemas de transporte público urbanos mais resilientes. Será realizada uma revisão abrangente da literatura sobre o estado da arte em pesquisas sobre a resiliência dos sistemas de transporte público, com discussões sobre os eventos climáticos a serem abordados e foco inicial nas inundações decorrentes de chuvas intensas e persistentes. O tamanho e as características das cidades a serem incluídas no estudo também serão definidos pela equipe do projeto, considerando as diferenças de infraestrutura e serviços entre o Brasil e o Reino Unido. Um roadmap será desenvolvido como ferramenta para aprimorar a resiliência dos sistemas de transporte público urbano, adaptando-o às especificidades das cidades de ambos os países, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas. A perspectiva científica do projeto envolve compreender o impacto dos eventos climáticos nas cidades e nos sistemas de transporte público, propondo soluções apropriadas para aumentar a resiliência urbana. Assim, a pesquisa busca contribuir para a oferta de sistemas de transporte público sustentáveis e robustos capazes de resistir aos impactos das mudanças climáticas e fornecer serviços eficientes e confiáveis às populações urbanas. (AU)

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