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Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas

Processo: 23/08589-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2024 - 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Paula Zerbato ; Maria Josep Jarque Moyano
Bolsa(s) vinculada(s):24/10098-2 - Aplicação do instrumento de avaliação da produção em língua de sinais (NarVaL - Prod Libras) e desdobramentos, BP.TT
24/11123-0 - Divulgação científica e social de ações para Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental, BP.TT
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva  Educação especial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação em Libras | Educação de surdos | Educação Especial | línguas de sinais | narrativa em língua de sinais | Educação de Surdos

Resumo

O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Contudo, o ambiente escolar tem pouca tradição de trabalhar com o desenvolvimento de língua oral/língua de sinais, em geral focalizando as atividades com a língua escrita como sua meta. No que tange ao aluno surdo, pouco se discute sobre práticas que favoreçam o desenvolvimento da Libras no espaço escolar, e seu desempenho acadêmico tem se mostrado muito preocupante. Os debates em torno da pertinência de práticas orais para o desenvolvimento do sujeito como um todo indicou a oportunidade de pensarmos uma formação de professores visando a aplicação de uma proposta de avaliação de narrativa em Libras (compreensão e expressão) a alunos surdos, como forma de acompanhar e implementar seu desenvolvimento em língua de sinais. O ensino da Libras é ainda mais crucial para as crianças surdas do que o ensino da oralidade para as crianças ouvintes, considerando que a aquisição da Libras geralmente ocorre somente no espaço educacional. Em estágio pós-doutoral, financiado pela FAPESP e CNPq em 2017, desenvolvemos uma primeira versão de dois 'instrumentos de avaliação de narrativa em língua de sinais': instrumento de avaliação da produção em língua de sinais' (NarVaL- prod. Libras) e 'instrumento de avaliação da compreensão em língua de sinais' (NarVaL- comp.Libras) juntamente com pesquisadores da Universidade de Barcelona. Como forma de avançar na investigação, traduzimos e adaptamos os dois instrumentos para a Libras (LACERDA et al., 2020; MONTES; LACERDA, 2022) para a promoção do trabalho com língua de sinais nos espaços escolares que atendem alunos surdos, visando seu desenvolvimento e aprimoramento (Proc. Fapesp 2017/25171-3; 2020/12045-2; 2021/02349-7). Nosso objetivo nesta oportunidade é primeiramente i) formar gestores e professores de redes públicas municipais para aplicação e análise de dados resultantes do uso dos dois instrumentos (NarVaL Prod. Libras e NarVaL Comp. Libras) e em seguimento, ii) fomentar reflexão sobre os resultados visando intervir nas práticas desenvolvidas em espaços de educação bilíngue de surdos. Para tal, serão envolvidos gestores e professores - de todos os anos do Ensino Fundamental - de Escolas Municipais de Educação Bilíngue, em formação colaborativa para conhecimento, uso e análise dos instrumentos - NarVaL Prod. Libras e NarVaL Comp. Libras - a serem aplicados no conjunto de estudantes surdos das escolas. Os resultados obtidos serão discutidos com gestores e professores de forma colaborativa e a partir deles serão elaborados planos de intervenção pedagógica visando o desenvolvimento da Libras. Pretende-se aplicar os instrumentos no quinto, décimo primeiro e décimo oitvao mês de execução do projeto, de modo a refletir continuamente sobre seus resultados e evolução, e espera-se ainda contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Libras para esse alunado. Estes resultados podem ainda colaborar para políticas públicas relativas à Educação Bilíngue de Surdos, de forma tal que este público esteja melhor preparado para alcançar melhores resultados educacionais em sua trajetória escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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