Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de hidrocarbonetos aromaticos policiclicos em oleos de milho, margarinas, cremes vegetais e maioneses e efeito do processamento na sua contaminacao.

Processo: 94/03374-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 1994 - 31 de março de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Cecilia de Figueiredo Toledo
Beneficiário:Maria Cecilia de Figueiredo Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Benzo(a)pireno  Margarina 

Resumo

Em vista do potencial tóxico dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) e, considerando-se que no Brasil não existem dados relativos a sua presença em alimentos gordurosos, o presente trabalho pretende avaliar a contaminação de margarinas, maioneses e outros produtos gordurosos por HPAs, bem como estabelecer a contribuição desses produtos como fonte de HPAs na dieta total do brasileiro. A amostragem dos alimentos será a nível de consumidor e sua análise será feita por cromatografia líquida de alta eficiência, utilizando-se detector de fluorescência. Ainda, em face de dados disponíveis sobre a presença de elevados níveis de B(a)P em óleos de milho comercializados no Brasil, pretende-se também averiguar que etapas envolvidas no processamento do óleo de milho poderiam estar contribuindo para a contaminação do produto por HPAs. Para tanto, serão avaliadas a secagem prévia dos grãos e o uso de solventes derivados de petróleo. (AU)