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Desenvolvimento linguístico-educacional de crianças surdas: estratégias de avaliação em libras

Processo: 23/12886-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2024 - 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vanessa Regina de Oliveira Martins
Beneficiário:Vanessa Regina de Oliveira Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/04936-5 - Análise e desenvolvimento técnico de mídias em Libras: criação, edição e gerenciamento de redes sociais do #CasaLibras, BP.TT
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva  Educação inclusiva  Língua Brasileira de Sinais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação em Libras | educação bilíngue | Educação de surdos | educação inclusiva | Libras | Educação de surdos; Educação Inclusiva; Avaliação em Libras

Resumo

A recente alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação impôs um novo desafio à educação básica: a criação legal da modalidade de ensino bilíngue (Língua Brasileira de Sinais/Libras e Língua Portuguesa/LP) para alunos surdos. Sendo uma legislação educacional, aponta-se a necessidade de desenvolvimento de diretrizes nacionais para a construção de um currículo em Libras, com mecanismos de avaliações específicos para crianças surdas. A escassez de materiais didáticos com instrução em Libras e a falta de indicadores do desenvolvimento infantil e instrumentos pedagógicos de avaliação de alunos surdos, faz desta temática extremamente relevante. Nessa direção, este projeto de pesquisa objetiva levantar estratégias pedagógicas com critérios e indicadores de avaliação do desenvolvimento linguístico-educacional de alunos surdos, junto a docentes bilíngues dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como, criar um protocolo de avaliação e intervenção de seu desenvolvimento em Libras, por meio do uso de mídias digitais criadas pelo #CasaLibras . Trata-se de uma pesquisa-ação cartográfica, com princípios da abordagem teórico-metodológica arqueogenealógica em Michel Foucault. Como resultado, a pesquisa contribuirá diretamente para a educação inclusiva bilíngue de surdos, avançando em conceitos que sustentem a construção de princípios e parâmetros norteadores para a avaliação do desenvolvimento linguístico-educacional, da/em Libras, bem como promoverá ferramentas avaliativas com materiais criados ou/e em circulação, sendo de fácil acesso para uso de docentes bilíngues, em redes públicas de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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