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Fatores socioculturais que influenciam o help-seeking relacionado ao sofrimento mental entre mulheres brasileiras residentes em bairros periféricos

Processo: 23/16689-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2024 - 31 de março de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Jacqueline de Souza
Beneficiário:Jacqueline de Souza
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Moreira Alves ; Carla Aparecida Arena Ventura ; Fabio Scorsolini-Comin ; Jamila Souza Gonçalves ; Janaína Cristina Pasquini de Almeida ; Jaqueline Lemos de Oliveira ; Regina Célia Fiorati ; Zeyne Alves Pires Scherer
Assunto(s):Saúde mental  Atenção primária à saúde  Apoio social  Mulheres  Periferia  Sofrimento psíquico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso | Apoio social | mulheres | Saúde Mental | Saúde mental na atenção primária

Resumo

O presente projeto visa analisar os preditores de help-seeking numa amostra de mulheres brasileiras residentes em bairros periféricos de Ribeirão Preto e propor estratégias para facilitar o acesso desse grupo ao apoio social formal e informal disponíveis no território de abrangência das unidades de atenção primária de referência para essa população. O problema de pesquisa está alicerçado no gap existente entre as necessidades, as demandas e o acesso aos cuidados de saúde mental e às fontes de apoio social formais e informais. A proposta valoriza os aspectos culturais que permeiam esta problemática e visa a inclusão de pessoas da comunidade no desenvolvimento da pesquisa em suas diferentes fases. O projeto tem como bases teóricas a psiquiatria cultural, está alinhado a um grupo de pesquisa americano e tem como foco a saúde mental das mulheres residentes nas comunidades periféricas do município. Os dados serão coletados utilizando escalas psicométricas e questões abertas, as análises empregadas serão respectivamente testes estatísticos e análise de conteúdo e após a consolidação participativa da resposta às questões propostas será desenvolvido um produto (fluxograma ou protocolo) para favorecer a busca por ajuda dentro das especificidades da comunidade e do grupo estudado. (AU)

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