Auxílio à pesquisa 94/03538-9 - Processamento de sinais, Manutenção preditiva - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de assinatura mecânica - sistema de manutenção preditiva de equipamentos mecânicos

Processo: 94/03538-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1995
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1997
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Linilson Rodrigues Padovese
Beneficiário:Linilson Rodrigues Padovese
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de sinais  Manutenção preditiva  Técnica de emissão acústica  Vibrações  Redes neurais (computação) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissao Acustica | Manutencao Preditiva | Processamento De Sinais | Redes Neurais | Vibracao

Resumo

O presente projeto tem por objetivo desenvolver técnicas de detecção e diagnóstico de anomalias de sistemas mecânicos, utilizando como fonte de informação principal as emissões acústicas desses sistemas. Através da medição de ruído acústico (e de vibração como fonte adicional e complementar de informação), pretende-se desenvolver métodos de análise de sinais que evidenciem o seu conteúdo informacional e identifiquem padrões no domínio do tempo e da freqüência de anomalias e a sua intensidade. Finalmente procurar-se sistematizar o processo de análise e diagnóstico, utilizando redes neurais e recursos de Inteligência Artificial. A Análise de Assinatura Mecânica (AAM) tem como objetivos essenciais a extração, caracterização e quantificação de informações contidas em sinais originários de medidas em equipamentos mecânicos. É uma ferramenta importante na supervisão, diagnóstico de problemas e controle de equipamentos mecânicos (máquinas operatrizes, veículos, reconhecimento de fontes de ruído, caixas de engrenagens, dinâmica estrutural, etc.) Inúmeras são as empresas, que hoje em dia, adotam uma rotina de manutenção sistemática visando fundamentar informações para avaliação da vida de componentes e equipamentos diversos. Com esse processo as empresas procuram prevenir da manutenção corretiva, quase sempre problemática e onerosa, colocando intempestivamente fora de operação um equipamento. Com uma manutenção preventiva pode-se obter informações que possibilitem a análise do "estado de saúde" do equipamento, fundamentando uma decisão sobre a necessidade de uma intervenção e a sua programação. Geralmente essa análise é baseada na experiência e intuição do analista. A qualidade e precisão dos dados disponíveis nem sempre são os mais adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)