Auxílio à pesquisa 23/11360-0 - Literacia científica, Ensino de ciências - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre o ensino de ciências como prática social e sua potencialidade para a formação de sujeitos críticos e participativos

Processo: 23/11360-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Beneficiário:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Renata de Paula Orofino Silva
Bolsa(s) vinculada(s):24/21301-3 - Indícios do Desenvolvimento do Pensamento Crítico por Estudantes em Aulas de Química, BP.MS
Assunto(s):Literacia científica  Ensino de ciências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | ensino de ciencias | Práticas sociais das ciências | Ensino de Ciências

Resumo

Pelo descrito neste projeto, pretendemos avaliar a relação entre o ensino de ciências como prática social e a mobilização de práticas e normas das ciências, considerando se ocorre participação crítica dos estudantes em atividades de sala de aula. Para isso, apresentamos fatos e estudos que revelam a importância, nos dias atuais, em que a sociedade convive com acesso rápido e fácil a informações, de formação aos sujeitos para que estabeleça modos de analisar e verificar notícias e fatos. Interessa-nos especialmente o ensino de ciências e, para isso, discutimos elementos da alfabetização científica e como seu desenvolvimento pode se relacionar ao contato e percepção, pelos estudantes, de práticas sociais das ciências e seu uso para análise de situações e contextos. Descrevemos o trabalho a ser realizado a partir de etapas e de ações para a obtenção de resultados teóricos e empíricos que possam contribuir tanto com o ensino de ciências, a partir da compreensão mais aprofundada sobre como ocorrem interações em sala de aula de estudantes com normas e práticas das ciências e como isso colabora para uma participação ativa e crítica em situações que envolvem as ciências, como também colaborações para a área de pesquisa em Educação em Ciências, a partir do aprofundamento de estudos de produções da área de pesquisa em Educação em Ciências e sua relação com os science studies, com as pesquisas em Educação, especialmente sobre ensino e aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)