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Investigação econométrica da satisfação global e local em passageiros de uma infraestrutura aeroportuária privatizada: o caso do GRU Airport

Processo: 24/01616-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2024 - 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Instituição Sede: Reitoria. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroportos  Infraestrutura de transportes  Qualidade de serviço 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aeroportos | Infraestrutura de Transportes | Passageiros | Pesquisa de Satisfação | privatização de aeroportos | Qualidade de serviço | Economia do Transporte Aéreo

Resumo

Os aeroportos desempenham um papel crucial na economia brasileira, dado que atuam como centros logísticos vitais para o movimento eficiente de pessoas e carga, alavancando negócios e turismo. Estudar a qualidade dos serviços providos pela infraestrutura aeroportuária é um desafio complexo que em geral envolve a condução de entrevistas junto aos passageiros acerca de sua avaliação da satisfação global com o aeroporto, bem como da satisfação local, referente aos componentes do mesmo. Dentre a multiplicidade de fatores influentes nas avaliações quanto à satisfação, encontram-se traços e estados psicossociais latentes dos entrevistados. Nossa proposta visa abordar o fenômeno da formação da satisfação de passageiros utilizando o estudo de caso da Pesquisa de Satisfação de Passageiros (PSP), mantida pela Agência Nacional de Aviação Civil. Utilizaremos os dados do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport), que foi um dos primeiros aeroportos a serem privatizados no país. Os dados serão compilados em uma base mais abrangente, suplementada por outras fontes e pesquisas, que servirá de plataforma para nossa análise empírica. Por meio da aplicação de métodos econométricos, objetiva-se estimar os determinantes dos indicadores de satisfação global e local advindos da pesquisa, com vistas a fornecer insights sobre o papel do perfil do passageiro, de fatores operacionais como o congestionamento em horários de maior movimento, a disponibilidade e qualidade de instalações comerciais, dentre outros aspectos. Como contribuição científica, propõe-se um procedimento ainda não explorado na literatura, que abordar os fatores psicossociais não observáveis utilizando uma especificação econométrica com controles de alta dimensão. Os resultados da pesquisa possuem implicações para a gestão de qualidade e nível de serviço de aeroportos e companhias aéreas, no que tange ao aprimoramento da experiência do passageiro. (AU)

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