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Tecnologias 4.0 e Educação Profissional: Pesquisa-Ação no Currículo da Educação Básica e Superior

Processo: 23/11708-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2024 - 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Jorge Muniz Junior
Beneficiário:Jorge Muniz Junior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Daniel Wintersberger ; Elisangela Pavanelo ; Herman Jacobus Cornelis Voorwald ; Konstantinos Kakavelakis ; rosa monteiro paulo
Assunto(s):Desenvolvimento regional  Educação escolar básica  Ensino de engenharia  Indústria 4.0  Pesquisa-ação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento regional | Educação Básica | Ensino de engenharia | Industria 4 | pesquisa-ação | 0 | Ensino Tecnológico

Resumo

Esta pesquisa visa desenvolver um framework para orientar a formação de docentes e estudantes da Educação Básica (EB) e Superior para atuarem na Indústria 4.0 (I4.0), especificamente entre o final do Ensino Fundamental e o Superior. A formação de jovens para atuarem no mercado de trabalho num cenário de transformação digital desafia a EB. A literatura de Tecnologia, Inovação e Educação Profissional no Currículo do Ensino Básico (Tema F) e Superior indica dificuldades associadas à implementação da I4.0 em economias emergentes, abrangendo a cultura nacional e a formação dos estudantes; como a Robótica e a Programação (Currículo Paulista), relacionadas a Ciências da Natureza, Física e Matemática. A equipe montada pela parceria entre a UNESP e a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá permite atender outros aspectos como formação e desenvolvimento de estudantes e docentes na Educação Básica Pública - EBP (Tema B) e processo de ensino e aprendizagem na EPB (Tema A). Investigar como esses eixos temáticos estão se ajustando à I4.0 é essencial para os setores industriais regionais atuarem eficientemente, desenvolvimento de RH e melhoria da empregabilidade. Prevê-se uso de Pesquisa-ação por meio de entrevistas e questionário (survey) sobre competências e fatores que impactam a implantação da I4.0. Destaca-se que esta pesquisa está alinhada à Educação de Qualidade (ODS-4); o Trabalho decente e crescimento econômico (ODS-8); e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS-9). Esta proposta de pesquisa busca práticas educacionais sustentáveis; formulação de políticas públicas que atenuem os problemas sociais; orientação dos currículos profissionais afetados pela I4.0. (AU)

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