Auxílio à pesquisa 24/03921-4 - Complexidade, Educação ambiental - BV FAPESP
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A perspectiva da complexidade para abordar questões socioambientais e riscos

Processo: 24/03921-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Giselle Watanabe
Beneficiário:Giselle Watanabe
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Aurea Maria Zöllner Ianni ; Carolina Buso Dornfeld ; Danielle Aparecida Reis Leite ; Elizabeth Rushton ; Fátima Rodríguez Marín ; Fredy Ramon Garay Garay ; Genina Calafell ; Haira Emanuela Gandolfi ; JANAINA ROBERTA DOS SANTOS ; Janilse Fernandes Nunes ; Leandro Londero da Silva ; Luciano Fernandes Silva ; Luiz Marcelo de Carvalho ; Maria Regina Dubeux Kawamura ; Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira ; Pedro Alves da Silva Autreto ; Prislaine Pupolin Magalhães ; Rocío Jiménez-Fontana ; Samuel Molina Schnorr ; Tatiana Iveth Salazar López
Bolsa(s) vinculada(s):25/02212-2 - Elementos da complexidade que caracterizam o ensinar e o educar nas ciências., BP.TT
Assunto(s):Complexidade  Educação ambiental  Ensino de ciências  Riscos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexidade | Educação Ambiental | ensino de ciencias | risco | Ensino de Ciências

Resumo

As incertezas em situações de risco e de ameaças ambientais vêm ganhando espaço nas últimas décadas. Elas se fundamentam na imprevisibilidade advinda do papel estrutural da ciência e das tecnologias no desenvolvimento social e da complexificação das relações entre sociedade, tecnologia, ambiente e seres vivos. As interações cotidianas vem refletindo este estágio de complexidade de nossas realidades, no entanto, pouco sabemos sobre a maneira mais adequada de tratá-las. Uma abordagem necessária para tratar tais questões requer reestruturar as formas de lidar com o mundo, implicando rever a percepção pública sobre a natureza da ciência, que para nós é a da complexidade. Diante disso, esse projeto propõe investigar os aspectos teóricos envolvidos na complexidade que potencializam uma formação crítica, validando-os por meio de proposições e ações educativas tanto no ensino básico quanto superior. As estratégias da pesquisa perpassam por aprofundamentos teóricos acerca da criação de riscos manufaturados, aspectos da educação ambiental e da complexidade que permite revelá-los e por estudos de implementação em escolas visando produzir material empírico. A equipe de pesquisa será composta por quatro grupos envolvidos de forma distintas com o tema. A partir dessas aproximações pretende-se identificar os potenciais situações de riscos e os elementos da complexidade capazes de contribuir para uma formação mais crítica. Para análise dos dados considerar-se-á a Análise Textual Discursiva, tomando como parâmetro as linhas de pesquisa e de ação de cada grupo, com foco na complexidade; além das estratégias usuais em pesquisas de natureza teórica-empírica. Dentre os resultados esperados estão a identificação de elementos da complexidade para lidar com o risco e as incertezas; além de intervenções educativas visando validar os aspectos teóricos encontrados na pesquisa. (AU)

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