Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de praticas de cultivo minimo e intensivo do solo sobre a ciclagem de nutrientes, fertilidade do solo, configuracao do sistema radicular e nutricao mineral de povoamentos de eucalyptus grandis.

Processo: 94/04248-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1995 - 30 de setembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:José Leonardo de Moraes Gonçalves
Beneficiário:José Leonardo de Moraes Gonçalves
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cultivo mínimo  Eucalipto  Raiz  Fertilidade do solo  Ciclagem de nutrientes 

Resumo

Nos últimos 10 anos tem se difundido pelo setor florestal o sistema de cultivo mínimo, que se baseia num preparo de solo restrito às linhas ou covas de plantio, mantendo os resíduos culturais sobre o terreno. Por ser um sistema de cultivo muito recente, ainda são inexistentes as pesquisas que tiveram como objetivos específicos estudar a ciclagem de nutrientes e a configuração do sistema radicular das árvores neste sistema de cultivo. Neste contexto, o presente estudo terá como objetivo estudar os processos de ciclagem de nutrientes, a mineralização de N e a configuração do sistema radicular de absorção de povoamentos de Eucalyptus grandis, submetidos a diferentes sistemas de cultivo, englobando práticas de manejo restrito e intensivo dos resíduos culturais e do solo. (AU)