Busca avançada
Ano de início
Entree

A Aprendizagem Serviço como estratégia para reduzir as vulnerabilidades dos adolescentes

Resumo

O presente projeto está relacionado ao 3º e 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Saúde e bem-estar e Educação de qualidade) e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no estado de São Paulo. Tem-se por objetivo levantar e discutir questões pertinentes à adolescência, como sexualidade e consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais, situadas em São José do Rio Preto. Será empregada a metodologia da Aprendizagem Serviço (ApS) como estratégia pedagógica para a promoção do protagonismo dos adolescentes, pois eles serão os agentes multiplicadores de conhecimentos entre seus pares. O desenvolvimento do projeto será por meio de pesquisa-ação, articulando duas professoras da rede estadual de educação, dez alunos da graduação e duas alunas da pós-graduação. O projeto já está em execução, como extensão, desde 2015 nas escolas onde esta proposta será implantada. Este projeto está organizado em sete etapas: (1) planejamento, (2) formação, (3) diagnóstico, (4) análise dos dados, (5) intervenção, (6) avaliação, (7) socialização/divulgação. Espera-se que esta proposta contribuía para que os adolescentes vivenciem suas experiências com consciência da importância de cuidarem de si mesmo e de seus pares. E que sirva de exemplo para que outras escolas promovam ações educativas colocando os estudantes como protagonistas multiplicadores de informações cientificas sobre saúde do adolescente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)