Auxílio à pesquisa 24/05035-1 - Educação continuada, Ensino de matemática - BV FAPESP
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7o Simpósio Nacionald a Formação do Professor de Matemática

Processo: 24/05035-1
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 26 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 29 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Firer
Beneficiário:Marcelo Firer
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada  Ensino de matemática  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Educação Continuada | Ensino de Matemática | formação de professores | Ensino de Matemática

Resumo

O 7º Simpósio Nacional de Formação de Professores de Matemática, a ser realizado em Campinas em 2024, tem como objetivo principal fortalecer a comunidade de professores de matemática da Educação Básica e promover uma maior aproximação desta comunidade com as pesquisas acadêmicas, visando enriquecer a prática docente. Este evento busca unir comunidades de práticas com comunidades científicas, o que se reflete diretamente em seu programa diversificado.O programa inclui uma rica agenda de atividades convidadas, que serão realizadas por especialistas selecionados pela Comissão Acadêmica, incluindo palestras sobre temas relevantes ao ensino da matemática, questões de políticas públicas educacionais, formação e capacitação docente. Também serão oferecidas aulas-palestras, mesas redondas e painéis, visando debater a temática do evento, com a participação de pesquisadores, professores da educação básica e gestores públicos.Entre os palestrantes confirmados, encontram-se renomados especialistas de diversas instituições, abrangendo temas como Conhecimento Pedagógico de Conteúdos, a importância de jogos no ensino da matemática, a formação de professores, e a participação em competições matemáticas. Além das atividades convidadas, o simpósio contará com uma seção de atividades selecionadas através de chamadas públicas, incluindo oficinas práticas, minicursos com caráter mais teórico, comunicações orais para trabalhos acadêmicos, e relatos de experiências docentes. Essas contribuições serão avaliadas anonimamente por pares, e pretendem abranger até 20 oficinas e minicursos.Uma sessão especial intitulada "O que fazer no sexto ano?" destacará um estudo sobre os desafios educacionais específicos enfrentados neste nível de ensino, envolvendo a comunidade em apresentações e discussões sobre o tema. (AU)

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