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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: caminhos para a estruturação de escolas em espaços educadores sustentáveis

Processo: 23/11718-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de agosto de 2024 - 31 de janeiro de 2027
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Tadeu Fabricio Malheiros
Beneficiário:Tadeu Fabricio Malheiros
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Júlia de Oliveira Tertuliano ; Ariane Baffa Lourenço ; Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho ; Vinicius Perez Dictoro
Assunto(s):Qualidade da educação  Educação para o desenvolvimento sustentável  Objetivos de desenvolvimento sustentável  Agenda 2030  Indicadores  Saneamento básico  Comunidades sustentáveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agenda 2030 | Escolas sustentáveis | espaços educadores | Indicadores | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Educação para o desenvolvimento sustentável

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral investigar como, no âmbito da parceria universidade-escola, podem ser desenvolvidas ações pautadas nos ODS, com ênfase no ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 6 (Água potável e saneamento) e ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), que favoreçam a estruturação de escolas em espaços educadores sustentáveis. Para tanto, o projeto será desenvolvido em parceria com três escolas públicas da cidade de São Carlos - SP e terá como referencial a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e aportes teóricos da argumentação científica. Atividades serão desenvolvidas em um movimento de parceria escola-universidade no contexto de ações educacionais relacionadas aos ODS 4, ODS 6 e ODS 11. Espera-se como resultados as publicações: (i) Guia Educacional que envolva ações para o contexto escolar, focado em ações docentes; (ii) Livro sobre Indicadores de estruturação de escolas sustentáveis, destinado a gestores públicos; e (iii) artigos em periódicos e trabalhos em congressos. Além destes, serão elaborados (iv) sistemas experimentais direcionados para o ensino para a sustentabilidade em contextos educacionais e outros espaços da comunidade. Findado o projeto, espera-se que as escolas envolvidas estruturem-se em espaços educadores sustentáveis e que as experiências vivenciadas e os resultados obtidos possam trazer contribuições à literatura da área, ao público escolar e aos gestores envolvidos em políticas públicas. Ademais que haja um ganho significativo de conhecimento tanto pelos professores das escolas quanto pelos pesquisadores, sobre o tema de escolas sustentáveis. (AU)

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