Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação na Cidade: Como as Inovações Participativas Urbanas estão Remodelando a Democracia, a Governança e a Confiança (PAR-CITY)

Processo: 23/15208-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2024 - 30 de setembro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Convênio/Acordo: Trans-Atlantic Platform for the Social Sciences and Humanities
Pesquisador responsável:Gabriela de Brelaz
Beneficiário:Gabriela de Brelaz
Pesq. responsável no exterior: Samuel Halvorsen
Instituição no exterior: Queen Mary University of London, Inglaterra
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alvaro Luis dos Santos Pereira ; Gisele da Silva Craveiro ; Ricardo Corrêa Gomes
Assunto(s):Democracia  Governança  Governo aberto  Inovação  Sociedade civil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democracia | Governança | Governo aberto | Inovação | Participação Urbana | Sociedade Civil | Participação da Sociedade

Resumo

Numa era de erosão das liberdades democráticas e de diminuição da confiança na democracia eleitoral, as inovações na participação política são fundamentais para a sobrevivência da democracia no século XXI. As cidades têm sido uma fonte fundamental de inovações participativas urbanas (IPU): novas práticas e mecanismos através dos quais os cidadãos informam e remodelam as instituições democráticas. As UPIs incluem tentativas populares de usar espaços urbanos físicos (por exemplo, praças públicas) e digitais (por exemplo, redes sociais) para construir confiança e remodelar a democracia, bem como reformas institucionais, como governo aberto e desenho participativo de instituições. No entanto, as cidades são também locais de conflitos políticos e de profundas desigualdades que expressam os fracassos do projeto democrático. PAR-CITY reúne, pela primeira vez, um conjunto interdisciplinar único de 25 investigadores para examinar como e porquê as cidades respondem aos principais desafios democráticos dos nossos tempos. A PAR-CITY realizará uma comparação relacional de 7 grandes cidades (cobrindo 4 regiões no sul e no norte globais): onde temos investigação empírica existente e equipas estabelecidas. Cada cidade foi escolhida devido à promoção de uma ou mais IPUs nos últimos anos e abordará as mesmas questões centrais de pesquisa para atingir três objetivos. Em primeiro lugar, o PAR-CITY estabelecerá a importância empírica das cidades para responder aos desafios globais de democracia, governação e confiança (DGC). Em segundo lugar, o projeto examinará o papel dos meios de comunicação, ferramentas e tecnologias digitais na erosão ou fortalecimento da DGC nas grandes cidades. Terceiro, o projeto avançará conceitos, modelos e teorias da DGC através da noção central de IPU. No final do período de três anos, a equipe terá alternado os panoramas disciplinares, centrando o papel das cidades e das IPUs nos estudos da DGC, traçando novas relações entre disciplinas e contextos geográficos, produzindo um livro em co-autoria, vários artigos de revistas e uma plataforma digital. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)