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Formação de Professores Supervisores de Química para a Equidade Educacional

Processo: 24/02055-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: CNPq
Pesquisador responsável:Amadeu Moura Bego
Beneficiário:Amadeu Moura Bego
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06924-9 - Formação de professores de ciências para a equidade educacional, AP.EP
Bolsa(s) vinculada(s):24/14351-4 - Formação de Professores Supervisores de Química para a Equidade Educacional, BP.JD
Assunto(s):Desenvolvimento profissional  Equidade educacional  Formação de professores  Ensino de química 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento profissional | design-based research | Equidade Educacional | Estágio Supervisionado | formação de professores | Professores Supervisores | Ensino de Química

Resumo

Dada a relevância mundial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (DS), este projeto vincula-se ao ODS-4, específico para a educação, objetivando a análise dos efeitos de ciclos reiterados de implementação, pautado nos princípios da equidade educacional (EE), na formação de professores supervisores de química. A vertente da formação de professores (FP) para a EE é especificamente pautada na meta 4.c do ODS-4, que dispõe sobre a necessidade de ações que visem aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional, envolvendo os países em desenvolvimento. Nesse processo, o estágio curricular supervisionado (ECS) pode ser caracterizado como um momento essencial, embora ainda seja evidenciada como problemática a necessidade de colaboração efetiva entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a escola de Educação Básica, assim como o fortalecimento de uma relação mais próxima entre o professor supervisor (PrS) - responsável por receber os estudantes de licenciatura - e o professor formador da IES. Nesse sentido, esta pesquisa propõe investigar como formar professores de química da educação básica, na perspectiva da EE, para atuar na supervisão e coformação de futuros professores de química. De modo a operacionalizar o processo investigativo, estabelecemos as seguintes questões secundárias: 1) de que modo uma experiência formativa pautada na equidade educacional pode qualificar a prática de supervisão e coformação de futuros professores de química? 2) quais os impactos do desenvolvimento de ciclos reiterados de implementação no percurso formativo de professores supervisores? Para a consecução do problema de pesquisa, propõe-se como desenho de pesquisa a Design-Based Research (DBR) e como fontes de informação: sujeitos, documentos e espaços. Como instrumentos de coleta de dados para cada um dos tipos de fontes de informações serão utilizados: 1. Observações; 2. Gravações; e 3. Entrevistas Reflexivas e Grupos Focais. Em função do grande volume de informações textuais geradas após procedimentos de transcrição, empregaremos os princípios da Análise de Conteúdo para a análise dos dados qualitativos coletados. Espera-se gerar evidências científicas robustas acerca de uma abordagem inovadora de formação continuada para professores supervisores de química com foco específico na promoção da EE, para que possam atuar de forma mais efetiva na coformação de futuros professores de química, no contexto dos ECS. (AU)

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