Auxílio à pesquisa 23/11318-3 - Ensino, Ensino fundamental - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogos didáticos para o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças do EF1 após a pandemia

Processo: 23/11318-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Andreia Osti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino  Ensino fundamental  Alfabetização  Aprendizagem  Qualidade da educação  Ensino da escrita  Leitura e escrita  Material didático  Didática  Jogos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | aprendizagem | didática | ensino | Jogo | material didático | Didática

Resumo

O contexto vivido frente a pandemia do Covid-19 alterou substancialmente a forma de contado entre as crianças e a forma como o ensino da alfabetização foi realizado. Escolas permaneceram fechadas e as aulas aconteceram de forma online ou por meio de atividades enviadas às famílias. Oficialmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística crianças que deveriam estar alfabetizadas foram gravemente impactadas pela pandemia e verificou-se que o número de crianças não alfabetizadas passou de 1,4 milhão, em 2019, para 2,4 milhões em 2021. Neste contexto, o presente projeto objetiva realizar acompanhamento em sala de aula de crianças em fase de alfabetização e desenvolver jogos pedagógicos que trabalhem conteúdos de leitura e escrita, como forma de trabalhar os conteúdos de maneira lúdica e afetiva. Especificamente visa auxiliar a escola no sentido de proporcionar acompanhamento junto aos alunos para ajudar com as tarefas e conteúdos escolares, buscando desta forma, tentar minimizar os possíveis prejuízos no processo de escolarização, principalmente com o processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Acredita-se que acompanhar e compreender as dinâmicas postas em ação frente a esse cenário é fundamental para auxiliar a escola pública, sobretudo professores e alunos. Metodologicamente será feito acompanhamento em sala de aula e elaborados jogos pedagógicos voltados para o ensino da leitura e da escrita para as crianças e para o auxílio dos professores. Acredita-se que o projeto terá relevância para as crianças, escola e comunidade, uma vez que envolve diretamente os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares - neste caso a leitura e a escrita que são componentes básicos no ensino fundamental; metodologias do ensino já que são planejadas atividades específicas e pautadas em métodos de alfabetização e a promoção de uma educação humanizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)