Resumo
Este projeto visa a tornar a investigação das Imunodeficências Primárias (IDP) em nosso meio comparável à realizada hoje nos melhores centros internacionais que abordam este grupo de doenças. O projeto resultou da articulação entre imunologistas clínicos e básicos, geneticistas e biologistas moleculares de três diferentes universidades públicas (USP, UNIFESP e UNICAMP) e do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem como objetivos específicos: a) implementação da capacidade de identificação das IDP, buscando-as dentro dos grupos pediátricos considerados de risco (portadores de infecções de repetição, doenças reumáticas auto-imunes e quadros alérgicos graves); b) elucidação das bases celulares e moleculares de algumas IDP, tendo-se priorizado as deficiências de síntese de anticorpos com níveis normais de imuneglobulinas séricas e a doença granulomatosa crõnica da infância; c) identificação de marcadores de prognóstico para as hipogamaglobulinemias persistentes do lactente; d) identificação de imunodeticiências associadas a síndromes genéticas bem definidas, acompanhadas de maior susceptibilidade às infecções, sendo a síndrome de Rubinstein-Taybi a primeira a ser estudada neste sentido. As IDP são largamente reconhecidas como situações privilegiadas para a elucidação dos mecanismos que regulam o crescimento, a diferenciação, a comunicação e as funções efetoras das células envolvidas na resposta imune, particularmente os relacionados com a resistência às agressões infecciosas. Seu estudo deverá, assim, contribuir para o desenvolvimento da imunologia em nosso País. Outra contribuição deste projeto relaciona-se com a melhor capacitação de imunologistas clínicos e pediátricos e com o aumento da massa crítica de investigadores básicos em imunologia humana. Esta iniciativa também está associada a um projeto de educação continuada (Primary Immunodeficíencíes Diagnosis and Management Centers for Brazil), financiado pelo St. Jude's Hospital, de Memphis, TN, USA. Essa associação favorecerá o treinamento de recursos humanos (incluindo pediatras e clínicos gerais) para a identificação precoce dos casos e sua adequada abordagem clínica e terapêutica. Contribui-se, desta forma, para o aperfeiçoamento das condições de diagnóstico e tratamento destas doenças em nosso País, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, evitando seqüelas e permitindo que alguns pacientes venham a se beneficiar no futuro da terapia gênica, capaz de proporcionar-lhes uma cura definitiva. (AU)
Publicações científicas
(7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JESUS, ADRIANA A.;
OSMAN, MAZEN;
SILVA, CLOVIS A.;
KIM, PETER W.;
PHAM, TUYET-HANG;
GADINA, MASSIMO;
YANG, BARBARA;
BERTOLA, DEBORA R.;
CARNEIRO-SAMPAIO, MAGDA;
FERGUSON, POLLY J.;
RENSHAW, BLAIR R.;
SCHOOLEY, KEN;
BROWN, MICHAEL;
AL-DOSARI, ASMA;
AL-ALAMI, JAMIL;
SIMS, JOHN E.;
GOLDBACH-MANSKY, RAPHAELA;
EL-SHANTI, HATEM.
A novel mutation of IL1RN in the deficiency of interleukin-1 receptor antagonist syndrome: Description of two unrelated cases from Brazil.
ARTHRITIS AND RHEUMATISM,
v. 63,
n. 12,
p. 4007-4017,
DEC 2011.
Citações Web of Science: 42.
JESUS, A. A.;
LIPHAUS, B. L.;
SILVA, C. A.;
BANDO, S. Y.;
ANDRADE, L. E. C.;
COUTINHO, A.;
CARNEIRO-SAMPAIO, M.
Complement and antibody primary immunodeficiency in juvenile systemic lupus erythematosus patients.
Lupus,
v. 20,
n. 12,
p. 1275-1284,
OCT 2011.
Citações Web of Science: 34.
PALMEIRA, PATRICIA;
COSTA-CARVALHO, BEATRIZ T.;
ARSLANIAN, CHRISTINA;
PONTES, GERLANDIA N.;
NAGAO, APARECIDA T.;
CARNEIRO-SAMPAIO, MAGDA M. S.
Transfer of antibodies across the placenta and in breast milk from mothers on intravenous immunoglobulin.
PEDIATRIC ALLERGY AND IMMUNOLOGY,
v. 20,
n. 6,
p. 528-535,
SEP 2009.
Citações Web of Science: 34.