Auxílio à pesquisa 24/05480-5 - Educação de pessoas com deficiência auditiva, Educação especial - BV FAPESP
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Professores surdos na educação básica: reflexões sobre formação, práticas e uso de instrumentos de avaliação da libras

Processo: 24/05480-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lara Ferreira dos Santos
Beneficiário:Lara Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/17648-8 - Papéis e Práticas do Instrutor Surdo na Educação Bilíngue: Políticas Públicas e Ações no Brasil e na Espanha, BP.MS
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva  Educação especial  Língua Brasileira de Sinais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de surdos | Educação Especial | Instrumento de avaliação da Libras | Língua Brasileira de Sinais | Professor surdo | Educação de Surdos

Resumo

A legislação brasileira atual orienta a oferta da Educação Bilíngue de surdos como modalidade de ensino; o profissional responsável pelo ensino da Libras neste contexto deve ser o Professor surdo. Todavia, sua formação inicial tem se mostrado incipiente, e não há uma discussão aprofundada acerca do currículo da Libras nas escolas, o que culmina em um ensino mais instintivo e sem parâmetros sobre o que e como ensinar às crianças surdas em cada etapa educacional. Assim, esta pesquisa objetiva - a partir da oferta de um curso de formação continuada para Professores surdos em atuação em escolas públicas com atendimento inclusivo e/ou bilíngue para surdos, no estado de São Paulo, utilizando o Instrumento de avaliação de narrativa - NarVal produção em Libras (Montes, Lacerda, 2022) - apresentar, discutir a analisar práticas - e posteriormente analisar e avaliar os processos formativos desses profissionais. Os procedimentos metodológicos prevêem: 1) oferta de curso online de formação continuada para professores surdos do Estado de São Paulo; 2) duas entrevistas coletivas (ao início e ao final do curso); 3) registro dos encontros e entrevistas para análise posterior. As análises serão embasadas pelas teorias propostas por Vigotski (2008) e Bakhtin (2009). A pesquisa justifica-se pela carência de pesquisas acerca destes profissionais, pela relevância da investigação, em contexto público de ensino de surdos e pela urgência de discussões sobre ensino/currículo da Libras nas escolas. Espera-se encontrar indícios dos desafios atuais no ensino da Libras no espaço escolar, bem como proporcionar reflexões que transformem suas práticas cotidianas, possibilitando a criação de saberes coletivos e a discussão sobre a necessidade de criação de um currículo para o ensino da Libras. (AU)

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