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Uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares: aspectos gerais e correlação com diferentes domínios que afetam a aprendizagem

Processo: 23/18021-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2024 - 30 de setembro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Andréia Schmidt
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Aline Roberta Aceituno da Costa ; Camila Domeniconi ; Priscila Benitez
Bolsa(s) vinculada(s):24/17656-0 - Uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares: efeitos sobre a linguagem e o engajamento escolar, BP.TT
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento da linguagem  Pré-escolar  Tecnologias digitais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças pré-escolares | desenvolvimento da linguagem | engajamento escolar | Exposição a telas | Desenvolvimento infantil

Resumo

A exposição e o uso de telas por crianças têm se tornado uma preocupação em todo o mundo, especialmente depois do advento dos dispositivos móveis (e.g., tablets e smatphones), que facilitam o acesso a múltiplas mídias digitais, muitas vezes sem monitoramento de um adulto. Crianças pré-escolares (com desenvolvimento típico ou não) são as mais vulneráveis, mas sabe-se pouco sobre os efeitos desse uso em diferentes domínios do desenvolvimento nessa faixa etária. No Brasil, há um número reduzido de pesquisas sobre esse tema, e a maioria delas é feita exclusivamente por formulários online, sem opções alternativas a famílias que não têm acesso à internet ou que apresentam dificuldades com esse tipo de instrumento. O objetivo geral desta pesquisa é levantar informações sobre o uso/exposição a telas por crianças pré-escolares, com desenvolvimento típico e com diagnóstico de DI e TEA, seus pais e professores. Além disso, pretende-se identificar correlações entre a quantidade e o contexto do uso de telas, em contextos familiar e escolar, o desenvolvimento da linguagem e o engajamento escolar de crianças pré-escolares com desenvolvimento típico. Participarão 600 familiares responsáveis (pais, mães ou avós) de crianças de 0 a 71 meses, sendo 500 de crianças com desenvolvimento típico e 100 de crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual ou Transtorno de Espectro Autista, matriculadas em escolas públicas e particulares; 300 crianças de 24 a 71 meses com desenvolvimento típico; 150 professores de Educação Infantil de escolas públicas e particulares. Os responsáveis responderão um questionário sobre o uso (próprio e da criança) de telas. Os professores responderão um questionário sobre o uso próprio de telas e sobre esse uso no seu trabalho cotidiano com as crianças. Trezentas crianças serão avaliadas de forma direta quanto ao seu desenvolvimento da linguagem (vocabulário receptivo e expressivo) e engajamento em atividades escolares (via relato dos professores). Destas, 50 serão filmadas em atividades escolares (narração de uma história e interação livre com os colegas), como medida observacional do engajamento, a ser comparada com a avaliação dos professores. Uma análise exploratória de dados caracterizará quanto e como as crianças utilizam tecnologias digitais em suas casas e na escola, com comparações sobre o tempo e a forma de uso (em casa e na escola; famílias com diferentes rendas e escolaridades; diferentes faixas etárias de crianças; e escolas públicas e privadas). Além disso, serão desenvolvidos dois modelos de regressão linear múltipla, tendo como variáveis explicadas o desempenho das crianças com desenvolvimento típico nos testes de linguagem e o engajamento na escola. (AU)

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