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Processo: | 24/02914-4 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2024 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2025 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Marcos Branda Lacerda |
Beneficiário: | Marcos Branda Lacerda |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Etnomusicologia Musicologia Teoria musical |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | etnomusicologia | música africana | Música Afro-brasileira | musicologia | ritmo musical | Teoria Musical | Etnomusicologia |
Resumo
Inicia-se assim o livro Estudos sobre Música Africana e Afro-brasileira:"Como parte de minha trajetória acadêmica, dediquei dois abrangentes trabalhos ao estudo de repertórios musicais iorubá e fon. Estes trabalhos foram revistos e publicados em 2014 pela Edusp sob o título Música instrumental do Benim - Repertório Fon e Música Bàtá. Trata-se de um trabalho descritivo e analítico destinado a apresentar em sua integralidade o repertório iorubá dos tambores bàtá para Egun e Xangô nas cidades de Pobè e Sakété, assim como da música fon para uma celebração religiosa na cidade de Uidá. Todos estes repertórios foram registrados durante uma pesquisa de campo realizada no sul do Benim em 1984. [...] Os textos aqui reunidos apresentam em sua maioria uma caracterização da música africana sob uma perspectiva teórico-musical, mas também associada a matérias estudadas sob outras metodologias."Alguns destes trabalhos, assim como os estudos mencionados acima, contaram com auxílios da FAPESP.O trabalho consiste na apresentação de 12 artigos sobre música africana e afro-brasileira. Dois deles são inéditos. Trata-se da reflexão crítica sobre a posição a que foram conduzidos os pesquisadores de música africana diante das vicissitudes criadas pela abordagem desta música (artigo 2). O estudo parte de uma abordagem sobre a concepção africana da música tal como descrita pela musicologia.(1) O segundo artigo inédito trata da apreciação dos gêneros de música africana que tem origem na cultura brasileira, são praticados por católicos e muçulmanos, assim como por um grupo surgido com o colonialismo. (12) Elementos ocidentalizantes trazidos com os brasileiros libertos foram fundamentais para a transformação da tradição africana. O artigo aborda a questão do sincretismo, que me permitiu dialogar com a sociologia brasileira.No campo afro-brasileiro dimensiono o papel dos recursos rítmicos africanos na formação da música brasileira, (10) assim como avalio a importância do tresillo, um elemento rítmico considerado como de origem africana. (11)Alguns artigos foram publicados em inglês. Trata-se da relação da música africana com alguns modelos poéticos ocidentais (9), assim como de uma análise da textura instrumental dos repertórios (5). Em destaque está o artigo que analisa a formação rítmica, mas também a construção figural nesta música. (3) Estão aqui também os artigos (4) e (6).Traço um paralelo de música africana com a criação ocidental, particularmente sobre a inspiração livre nos elementos africanos (8), e sobre as peças que deram origem ao minimalismo (7). Finalmente, acentuo a necessidade de reunir essa produção em um volume que constituiria um acesso a uma cultura musical de imensa importância na formação da sensibilidade brasileira. Assim se referiu a ela o parecerista designado pela Edusp: "Estamos diante de um conjunto magistral de estudos sobre música africana, do maior especialista brasileiro no tema, e um dos mais importantes a nível internacional [...]"1 Aspectos da construção rítmica na música africana e uma introdução à sua pesquisa2 Complexidade rítmica, fetiche e teoria da música africana3 Polirritmia, construção figural e ambiguidade formal em repertórios fon e iorubá4 A transcrição em etnomusicologia - a dicotomia ético/êmico e algumas confusões metodológicas5 Textura instrumental e heterofonia em um repertório Fon para tambores6 Notas sobre uma execução de Agbadza do repertório Ewe7 O minimalismo de Steve Reich e a música africana8 Inspirações étnicas9 Música de culto nagô-iorubá e a barform10 Transformação dos processos rítmicos de offbeat timing e cross rhythm em dois gêneros musicais tradicionais do Brasil11 Observações sobre o tresillo e o contexto rítmico africano12 Era assim como o nosso vodu, ora! - Sincretismo e presença brasileira na cultura musical iorubá do BenimGlossário e Bibliografia (AU)
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