Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de resíduos agrícolas para fins energéticos e seu aproveitamento em gaseificadores de leito fluidizado.estudo do caso: estudo experimental da utilização do bagaço e palha de ..

Processo: 94/04730-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 1995 - 30 de setembro de 1996
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Luis Augusto Barbosa Cortez
Beneficiário:Luis Augusto Barbosa Cortez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gaseificação  Leito fluidificado  Biomassa 

Resumo

Este projeto, já encaminhado e aprovado (Processo FAPESP 92/1792-0) há um ano, previa o dimensionamento, construção e avaliação de um sistema de gaseificação com reator em leito fluidizado para biomassa polidispersa, neste caso, bagaço e palha de cana-de-açúcar, visando realizar um estudo experimental do comportamento do equipamento a partir da analise dos principais parâmetros que tem influência marcada no desempenho do gaseificador (fator de ar, temperatura do leito, velocidade de fluidização, altura do leito, etc.). O sistema será instalado no laboratório de Termodinâmica e Energia da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, e neste momento, estão já construídas as principais partes do equipamento (reator e sistema de limpeza do gás) na TERMOQUIP ENERGIA ALTERNATIVA LTDA. Durante a construção do reator se contou com o apoio material da TERMOQUIP ENERGIA ALTERNATIVA LTDA., e a colaboração no desenho original do alimentador de combustível, do Centro de Tecnologia da COPERSUCAR. Assim, este projeto junta os esforços de instituições publicas de ensino e pesquisa como a UNICAMP e instituições do setor privado como a TERMOQUIP ENERGIA ALTERNATIVA LTDA. e a COPERSUCAR. Através desta solicitação complementar de recursos, espera-se concluir a construção do sistema (sistema de alimentação, de distribuição de ar e a estrutura para sua montagem), adquirir os equipamentos auxiliares necessários para a operação do reator (compressor e motovariador-redutor) e a instrumentação para a realização das medições (analisador de gases, termopares, indicadores de temperatura, etc.) e iniciar o estudo das possibilidades de utilização destas biomassas em gaseificadores deste tipo. Nesse sentido, e preciso fazer a montagem da instrumentação necessária e do sistema de aquisição de dados, visando determinar as melhores condições de operação do reator. (AU)