Busca avançada
Ano de início
Entree

Resíduos de deltametrina, Malation e pirimifos-metil em grãos de milho armazenado e sua ação residual sobre Rhyzopertha dominica (Fabr., 1792) (Coleoptera, bostrichidae)

Processo: 94/05382-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1995 - 31 de março de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Gilberto Casadei de Baptista
Beneficiário:Gilberto Casadei de Baptista
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Malation  Deltametrina  Rhyzopertha dominica 

Resumo

Serão avaliados resíduos de inseticidas em milho armazenado, após tratamento para proteção de grãos contra o ataque de pragas do armazenamento. Inseticidas dos mais importantes para esta finalidade estão incluídos, como o piretróide deltametrina e os organofosforados pirimifós e malation. Serão abordados os aspectos da persistência dos seus resíduos nos grãos, através da tomada de amostras em diferentes intervalos de tempo decorridos do tratamento, bem assim o estabelecimento de suas curvas de degradação para as condições do armazenamento. Além disso, será também estudado o efeito residual deles nos adultos de Rhyzopertha dominica, praga de importância crescente nos armazens, especialmente ao milho. Os resíduos serão avaliados por técnica de cromatografia em fase gasosa, mediante metodologias apropriadas de preparação das amostras, usando o detector fotométrico de chama (FPD) ou o de nitrogênio-fósforo (NPD) para os inseticidas organofosforados e detector de captura de elétrons (ECD) para o piretróide. Serão analisados cerca de 180-200 amostras, incluindo-se os estudos de amostras fortificadas, para comprovação da validade dos métodos analíticos. A atividade residual dos inseticidas será avaliada mensalmente, pelo período de 12 meses. (AU)