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Variabilidade dos Transportes pelas Águas Profundas no Atlântico Sul

Processo: 24/09961-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Edmo José Dias Campos
Beneficiário:Edmo José Dias Campos
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alberto Piola ; César Barbedo Rocha ; Maria Paz Chidichimo ; Mathias Campos van Caspel ; Olga Tiemi Sato ; Paulo Simionatto Polito ; Renellys C. Perez ; Shenfu Dong
Bolsa(s) vinculada(s):25/05519-1 - Transporte de Água Doce através de 34.5S: Variabilidade, Forçantes e Implicações, BP.MS
25/03785-6 - Emprego de técnicas de aprendizado de máquina para o estudo da variabilidade do transporte meridional de volume, calor e sal na linha SAMBA (34,5S), BP.IC
Assunto(s):Mudança climática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amoc | Circulação meridional do Atlântico | Samoc | SAMOC Basin-wide Array | Transportes de Calor e Sal pela AMOC | variabilidade climática | Circulação em Grande Escala

Resumo

Estudos recentes mostram que é cada vez mais provável a ocorrência de mudanças abruptas no clima ainda no presente século. Um desses trabalhos, baseado no balanço de água doce no Oceano Atlântico, sugere um indicador capaz de antever em 25 anos mudanças abruptas do clima. Nesse estudo, modelo climático e produtos de reanálise mostram que o colapso do sistema de correntes oceânicas que ajuda a regular o clima poderia estar ocorrendo com velocidade tal que a adaptação seria simplesmente impossível. Entretanto, dada a insuficiência de informações fornecidas pelas atuais reanálises, somente observações continuadas poderiam fornecer uma estimativa mais confiável da distância do estado atual ao próximo ponto de mudança abrupta. O referido estudo sugere também que, para estimar quão próximo estamos do colapso, observações ao longo da latitude 34ºS no Atlântico Sul são de extrema importância e cruciais. Coincidentemente, desde 2008 um grande programa internacional de observações tem sido implementado no Atlântico Sul, com destacada liderança e contribuição do Brasil. Esse programa inclui uma série de plataformas observacionais instaladas ao longo da latitude 34.5ºS e no Canal de Vema, este último uma estreita passagem na topografia de fundo, conectando as regiões abissais das Bacias da Argentina e do Brasil. No presente projeto, propõe-se uma investigação minuciosa das condições médias e da variabilidade das águas profundas na região, e dos transportes de calor e água doce pela circulação oceânica no Atlântico Sul. Ênfase será dada ao estudo da variação temporal do transporte de água doce pela circulação de revolvimento meridional em 34.5ºS, o indicador de possíveis instabilidades e pontos de mudanças abruptas do clima. Serão analisados dados observacionais já disponíveis ou sendo coletados no Atlântico Sul. Adicionalmente, simulações numéricas e modelos de aprendizagem de máquina serão utilizados na estimativa das correntes e do transporte meridional de calor e água doce. (AU)

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