Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da deposição de metais em regime de subtensão em sistemas com aplicação em eletrocatálise

Processo: 94/05863-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 1995 - 31 de dezembro de 1996
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Sergio Antonio Spinola Machado
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise  Adsorção (química) 

Resumo

Neste projeto se propõe estudar a deposição em subtensão de Ag, Zn, Sn e Cd sobre Pt, Au e Carbono Vítreo em meio ácido utilizando as técnicas de voltametria cíclica e do eletrodo rotatório de disco-anel. Esta proposta visa solucionar um grave problema que ocorre no estudo da deposição em subtensão destes metais, causado pela sobreposição dos picos voltamétricos de dessorção da monocamada com aqueles relacionados com transformações ocorrendo no substrato, como a adsorção/dessorção de hidrogênio e a formação/redução de óxidos. Com a utilização do eletrodo rotatório estas dificuldades serão transpostas e a precisão dos resultados obtidos permitirá uma melhor avaliação dos modelos de deposição dos ad-átomos e possibilitará uma melhor compreensão dos efeitos cataiíticos observados por estas modificações superficiais em diversas reações eletródicas de importância tecnológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS‚ M.C.; MASCARO‚ L.H.; MACHADO‚ S.A.S. Voltammetric and rotating ring-disk studies of underpotential deposition of Ag and Cu on polycrystalline Au electrodes in aqueous H2SO4. Electrochimica Acta, v. 43, n. 16-17, p. 2263-2272, 1998.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.