Auxílio à pesquisa 23/09789-8 - Biomassa lignocelulósica, Biocombustíveis - BV FAPESP
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Descarbonização dos transportes para o benefício da sociedade: potencializando a sustentabilidade com a integração de rotas bioquímicas e térmicas na utilização integral da biomassa

Processo: 23/09789-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2030
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Silvio Silvério da Silva
Beneficiário:Silvio Silvério da Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
George Jackson de Moraes Rocha ; Júlio César dos Santos
Pesquisadores associados: Ademar Hakuo Ushima ; ADRIANA GARCIA ; Amit Bhasin ; Ana Paula de Souza Silva ; Anand Sreeram ; Attilio Converti ; Avinash Prabhakarrao Ingle ; Carlos Eduardo Driemeier ; Danielle Julie Carrier ; Danilo Eiji Hirayama ; Denis Correa Meyer ; Felipe Fernando Furlan ; Fernanda Belizário Silva ; Gabriela Papoulias França ; Héctor Arturo Ruiz Leza ; Joachim Venus ; Kamilla Vasconcelos Savasini ; Liedi Legi Bariani Bernucci ; Mahendra Kumar Rai ; Maria das Graças de Almeida Felipe ; Nagamani Balagurusamy ; Pâmela Coelho Tambani ; Paulo Ricardo Franco Marcelino ; Renata Moreira ; RULY TERAN HILARES ; Sudip Kumar Rakshit ; Valdeir Arantes ; Vanderley Moacyr John ; Vittor Rodrigues Santos Alves
Assunto(s):Biomassa lignocelulósica  Biocombustíveis  Biorrefinarias  Transportes  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocombustíveis | Bioligantes | biorrefinaria | Descarbonização | Setor de transportes | Aproveitamento de biomassa lignocelulósica

Resumo

Biorrefinarias de materiais lignocelulósicos apresentam potencial como alternativas ambientalmente sustentáveis para obtenção de biocombustíveis e outros materiais de interesse do setor de infraestrutura de transportes. No Brasil, em função da importância do setor sucroalcooleiro, o bagaço e a palha de cana-de-açúcar correspondem a materiais lignocelulósicos abundantes com elevado potencial de contribuição como fonte de carbono e energia para as mais diversas aplicações. Para sua viabilidade, no entanto, as biorrefinarias requerem o aproveitamento integral das matérias-primas. Desta forma, no presente projeto, grupos de pesquisa multidisciplinares e interdisciplinares atuarão de forma integrada para geração de conhecimento científico, tecnológico e de inovação aplicáveis ao setor de transportes nacional. O tema surgiu de ampla discussão da equipe em relação a sua importância para a sociedade. Especificamente, propõe-se o aproveitamento integral do bagaço e da palha da cana-de-açúcar para obtenção de biocombustíveis e materiais de interesse do setor de transportes através de rotas bioquímicas e termoquímicas. Este eixo temático central favorecerá o desenvolvimento de processos considerados tecnicamente, economicamente e ambientalmente viáveis para produção dos biocombustíveis etanol e biogás, além de bioligantes e biocarvão para aplicação no setor de infraestrutura de transportes. O projeto foi subdividido em quatro linhas temáticas principais: i. bioconversão de carboidratos; ii. termoconversão de lignina; iii. materiais para infraestrutura de transportes; iv. sustentabilidade econômica e ambiental. Estas foram planejadas para desenvolvimento de forma integrada e sinérgica entre os grupos de pesquisa envolvidos. As rotas bioquímicas terão como foco o aproveitamento das frações carboidrato dos materiais visando à obtenção de etanol e biogás, enquanto as rotas termoquímicas terão como foco o uso da lignina para obtenção de bio-óleo e biocarvão, de forma que os pré-tratamentos aplicados à biomassa deverão ser direcionados a cada rota avaliada e a cada material em estudo. Além disso, desde o início da execução do projeto, estudos de avaliação de viabilidade econômica e ambiental serão realizados com auxílio de ferramentas de simulação de processos, possibilitando a identificação dos obstáculos tecnológicos e o direcionamento da pesquisa para obtenção de resultados científicos internacionalmente relevantes e tecnologia inovadora aplicável ao setor produtivo nacional. (AU)

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