Auxílio à pesquisa 24/03024-2 - Educação em enfermagem, Educação em saúde - BV FAPESP
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Estratégias ativas de aprendizagem e tecnologias inovadoras na educação em saúde e enfermagem para o cuidado à crianca: ensaio clínico randomizado

Processo: 24/03024-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Luciana Mara Monti Fonseca
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Isabel Parro Moreno ; Divanice Contim ; Laiane Medeiros Ribeiro ; Maria Paula Custódio Silva ; Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso ; Mariana Torreglosa Ruiz ; Natália Del' Angelo Aredes ; Rui C Baptista ; Suzanne Hetzel Campbell ; Verónica Rita Dias Coutinho
Assunto(s):Educação em enfermagem  Educação em saúde  Saúde materno-infantil  Tecnologia educacional  Enfermagem neonatal  Treinamento com simulação de alta fidelidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | educação em saúde | saude materno-infantil | Tecnologia Educacional | Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade | Enfermagem neonatal

Resumo

Dentre os desafios para melhoria da saúde das crianças, destacam-se: aumento na cobertura vacinal; segurança do paciente; redução nas taxas de mortalidade materno-infantil; controle e mitigação dos efeitos e consequências advindos da pandemia de COVID-19. Nesse sentido, as ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos voltadas às famílias com crianças, bem como, para a formação de estudantes e educação permanente de profissionais da saúde/enfermagem, são estratégicas e essenciais para que haja melhorias na saúde da população infantil. Existe uma gama de estratégias ativas e tecnologias inovadoras que podem ser utilizadas na educação, com destaque para a simulação clínica. A simulação é uma estratégia ativa e eficaz, capaz de impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem do participante. A presente proposta consiste em estudos de aplicação e metodológicos para desenvolvimento e validação de tecnologias simuladas digitais e cenários simulados e de ensaios clínicos randomizados, quase experimentos e experimentos para avaliação de impacto, com ênfase em experiências baseadas em simulação, para a educação em saúde/enfermagem: 1. Serious game simulado em realidade virtual "Sala de Vacinas", aplicável na prática clínica e na formação de recursos humanos, junto a estudantes e profissionais de saúde/enfermagem; 2. Serious game simulado em realidade virtual "Segurança do paciente neonato", com vistas à formação de graduandos e profissionais de saúde/enfermagem; 3. Simulação in situ sobre aleitamento materno, voltado para a educação em saúde de gestantes e lactantes suas famílias no contexto da Estratégia de Saúde da Família; 4. Simulação clínica in situ sobre assistência de enfermagem à criança em situações de Covid Longa, no contexto da Atenção Primária à Saúde, tendo como público-alvo estudantes e profissionais de enfermagem; 5. Telessimulação com vídeo educativo sobre o banho do recém-nascido, capaz de facilitar o processo educativo de puérperas, graduandos e profissionais de enfermagem. (AU)

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