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Avanços na Pesquisa e Integração Acadêmico-Científica Internacional entre a Johns Hopkins School of Nursing e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

Processo: 25/04927-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 14 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 26 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Ricardo Alexandre Arcêncio
Pesquisador visitante: Jason Edward Farley
Instituição do Pesquisador Visitante: Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/08510-7 - Interação e efeito da pandemia por COVID-19 no controle da Tuberculose no Estado de São Paulo: aspectos político-sociais, clínico-epidemiológicos e práticas inovadoras, AP.TEM
Assunto(s):Determinantes sociais da saúde  Doenças transmissíveis  HIV  Tuberculose  Vulnerabilidade social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Determinantes sociais da saúde | Doenças Infecciosas | Hiv | tecnologia da saúde | Tuberculose | vulnerabilidade social | Epidemiologia e Doenças Infecciosas

Resumo

A cooperação internacional contribuirá significativamente para alavancar os projetos na área da tuberculose (TB), tuberculose multidroga-resistente (TB-MDR) e coinfecção HIV-TB, principais linhas de interesse do Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio. Além disso, a inovação tecnológica é um dos produtos esperados, considerando a expertise do Prof. Dr. Jason E. Farley, pesquisador da Johns Hopkins School of Nursing (JHU-SON), referência mundial em epidemiologia de doenças infecciosas e implementação de tecnologias digitais no monitoramento do tratamento da TB. Os resultados e repercussões desta proposta permitirão a qualificação de pesquisadores e estudantes, fortalecendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Espera-se ainda um impacto positivo nas práticas de serviços de saúde, considerando a experiência do Prof. Farley em práticas avançadas de enfermagem e saúde pública. A Johns Hopkins University (JHU) é reconhecida mundialmente como a 13ª melhor universidade segundo o THE World University Rankings, ocupando a 9ª posição no ranking dos Estados Unidos. Seu prestígio é especialmente notável na área da saúde, liderando iniciativas internacionais de enfrentamento à COVID-19. A missão da JHU-SON é melhorar a saúde de indivíduos e comunidades globalmente por meio de liderança, excelência na educação, pesquisa e prática de enfermagem. Entre as metas estratégicas de seu "Plano de Desenvolvimento Institucional", destacam-se a inovação e a excelência, com foco no avanço da educação e na prática baseada em evidências. A JHU-SON busca também fortalecer comunidades locais e globais, promovendo parcerias educacionais e práticas para melhorar os resultados em saúde e qualificar a força de trabalho na área. Seus programas de pós-graduação incluem o Master of Science in Nursing (MSN), o PhD acadêmico e o Doctor of Nursing Practice (DNP), sendo o último focado na prática clínica avançada e inovações que transformam o cuidado em saúde. O Prof. Dr. Jason E. Farley, pesquisador visitante desta proposta, é enfermeiro epidemiologista especializado em doenças infecciosas, com ênfase na TB e HIV, e ocupa a cátedra inaugural de Liderança e Inovação na JHU-SON. Seu trabalho é focado no desenvolvimento de estratégias digitais para monitoramento do tratamento da TB, especialmente em populações em situação de vulnerabilidade, além de colaborar com projetos internacionais na África do Sul para combater a coinfecção TB-HIV e a resistência antimicrobiana. Suas pesquisas são apoiadas por instituições renomadas, como o National Institutes of Health (NIH) e o Center for Infectious Disease and Nursing Innovation (CIDNI). Sua experiência em modelagem epidemiológica, ensaios clínicos e políticas de saúde pública será fundamental para fortalecer a pesquisa aplicada na EERP-USP e promover a formulação de políticas baseadas em evidências. Pelo exposto, fica evidenciado a relevância da presente proposta para a qualificação de pesquisas e formação de recursos humanos. (AU)

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