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Problema de roteamento de veículos com coleta e entrega de cargas completas: métodos de otimização e restrições práticas da milha intermediária da cadeia de suprimentos

Processo: 24/08848-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Antônio Augusto Chaves
Beneficiário:Antônio Augusto Chaves
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cleder Marcos Schenekemberg ; Mauricio Guilherme de Carvalho Resende
Assunto(s):Meta-heurística  Problemas de roteamento de veículos  Otimização combinatória 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metaheurísticas | Milha intermediária | roteamento de veículos | Otimização combinatória

Resumo

Este projeto visa estudar uma rica variante do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega de cargas completas. A variante é baseada nas operações da milha intermediária da cadeia de suprimentos e aborda uma configuração na qual um operador de serviços logísticos precisa transportar cargas completas entre múltiplos centros de distribuição. O operador logístico possui uma frota limitada de veículos e tem a opção de terceirizar o atendimento de parte da demanda. Em consonância com a crescente preocupação ambiental e ecológica, a frota considerada é movida a eletricidade ou combustíveis provenientes de fontes renováveis. Isso implica na necessidade de se estabelecer um planejamento para o reabastecimento dos veículos em pontos estratégicos da rede de transporte. Além das clássicas restrições de roteamento, como janelas de tempo, pareamento e pontos de coleta e entrega, esta variante também lida com a programação do trabalho de um conjunto de motoristas ao longo de um horizonte de planejamento. Cada motorista possui restrições de bio-ritmo, que indicam os horários de início e término das atividades, bem como limitações de viagem, que o impede de se afastar de seu domicílio por um número máximo de dias. Tais restrições são particularmente relevantes no contexto das operações da milha intermediária e devem ser consideradas na elaboração dos roteiros da frota própria. Para resolver este novo problema, será desenvolvido um modelo matemático e uma API (Application Programming Interface), que integra várias metaheurísticas em um framework colaborativo e paralelizado. Tal API será genérica e poderá ser reutilizada para resolver outros problemas de otimização combinatória, demandando apenas a implementação de funções decodificadoras. Como uma inovação metodológica, pretende-se explorar o conceito de chaves aleatórias (random-keys), proposto no Random-Key Genetic Algorithm (RKGA) e no Biased RKGA, em diversas metaheurísticas clássicas da literatura. Os algoritmos implementados serão avaliados tanto em conjuntos de dados públicos da literatura quanto em conjuntos de dados gerados especificamente para a variante em estudo. Ao final do projeto, a API será disponibilizada publicamente para a comunidade acadêmica. (AU)

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