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BioEduca: desenvolvimento de materiais pedagógicos e estratégias de ensino aprendizagem para a Biologia

Processo: 25/03919-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Milena Ramires de Souza
Beneficiário:Milena Ramires de Souza
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Santos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amanda Aparecida Carminatto ; Maira Begalli ; Mariana Clauzet ; Matheus Marcos Rotundo
Vinculado ao auxílio:22/09920-4 - Ictiofauna da Estação Ecológica de Juréia Itatins: subsídios para a gestão integrada das unidades de conservação do mosaico, AP.BTA.R
Assunto(s):Ensino de biologia  Mudança climática  Métodos de ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bncc | Ciências da Natureza | Ensino de Biologia | Mudanças Climáticas | práticas de ensino | Tecnologias livres | Ecologia humana, educação

Resumo

A crescente complexidade dos desafios socioambientais exige uma formação científica crítica e engajada, especialmente no ensino médio, onde os estudantes desenvolvem habilidades essenciais para a compreensão e atuação frente as mudanças ambientais. No contexto do ensino de Biologia, a adoção de materiais pedagógicos e/ ou estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem torna-se fundamental para aproximar os conteúdos científicos da realidade dos alunos, promovendo uma educação significativa e contextualizada. Este projeto busca responder a necessidade ao explorar metodologias ativas e investigativas para o ensino de Biologia, articulando três eixos centrais: i) conservação de manguezais e zonas costeiras; ii) mudanças climáticas e iii) uso de tecnologias livres para aprendizado baseado em pesquisa. Estes eixos serão abordados por meio de pesquisas de iniciação científica conduzidas por estudantes de Licenciatura em Biologia. Temas atuais associados a esses eixos serão investigados de maneira aprofundada e prática, através de abordagem interdisciplinar e transversalidade, alinhados com os princípios e objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral é desenvolver materiais pedagógicos inovadores e/ou estratégias de ensino-aprendizagem que integrem o conhecimento científico à formação docente e contemple o aperfeiçoamento do ensino de Biologia, possibilitando ampliar a compreensão dos estudantes do ensino médio sobre as interações entre os sistemas biológicos e sociais, incentivando a reflexão crítica e a tomada de decisões argumentadas sobre questões ambientais e tecnológicas contemporâneas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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