Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao "in vivo" e "in vitro" da eficiencia de tetratiomolibdato no tratamento da intoxicacao experimental pelo cobre em ovinos.

Processo: 95/03841-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1996 - 31 de outubro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Enrico Lippi Ortolani
Beneficiário:Enrico Lippi Ortolani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos  Tratamento  Clínica  Cobre  Intoxicação 

Resumo

Três de quatro grupos de ovinos com cânulas ruminais serão intoxicados acumulativamente com cobre. Quando se estabelecer a intoxicação estudar-se-á a eficiência de duas doses de tetratiomolibdato (3,4 e 1,7mg/kg/P.V.) na terapia. Também será realizado um estudo compreensivo dos efeitos da intoxicação sobre o quadro clínico e perfil metabólico, com ênfase para o equilíbrio ácido-básico; as funções renal e hepática e sobre os parâmetros hematológicos. A eficiência de excreção fecal de cobre sistêmico, pelo quelante, será avaliada através da determinação de molibdênio e cobre fecal. Um ensaio "in vitro" avaliará a eficiência de quelante na inibição de hemólise de hemácias de ovinos, pelo cobre. Os dados permitirão conhecer a verdadeira relação estequiométrico da ligação entre o quelante e cobre. (AU)